SOCIEDADE
 
'Arouquesa' teve jornada técnica
 
Paulo Teixeira e António Tavares (CMA)
Promover e melhorar a raça bovina autóctone
 
   Mais fotos
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
Decorreram no dia 9 de Março, no auditório da Loja Interactiva de Turismo de Arouca, as I Jornadas Técnicas da Raça Arouquesa. Ao longo de todo dia estiveram reunidos vários especialistas que debateram temas relacionados com esta raça bovina autóctone portuguesa.
A sessão de abertura contou com a presença do vice-presidente da autarquia de Arouca, António Tavares. A descrição e características da raça, nutrição animal e reprodução foram as palestras técnicas que decorreram ao longo de toda manhã. O almoço decorreu nos restaurantes do centro histórico da vila de Arouca, com um menu específico para o evento - "O Arouquês à mesa".
Na sessão da tarde decorreram as palestras relacionadas com o bem-estar animal e um painel dedicada
à gastronomia.
Uma mesa redonda de debate e discussão, com os principais players, incluindo autarquias, representadas pelo município de Vale de Cambra, Associação Nacional de Criadores da Raça Arouquesa, Confraria Gastronómica da Raça Arouquesa, Cooperativa Agrícola de Arouca e um produtor, antecedeu actuação das "Vozes de Manhouce" que encerrou o evento.
Para Paulo Teixeira, médico-veterinário e organizador das jornadas, «era um projecto que tinha na gaveta
fazia vários anos; pela primeira vez foi possível reunir o mundo académico, técnicos, produtores, associações e consumidores sobre este tema tão importante para a nossa região; sinto uma satisfação especial por ter acontecido em Arouca; estamos plenamente satisfeitos com aderência e resultados finais; os objectivos iniciais a que nos propusemos foram atingidos».
Com cerca de 100 pessoas presentes «o que por si só atesta desde logo o interesse do tema», participantes da maioria dos concelhos do solar, estudantes de institutos superiores e uma grande representatividade por parte de muitos arouquenses.
Questionado se este projecto seria para continuar, o organizador avança «este é um projecto intermunicipal e sempre actual; cada vez mais a importância da raça arouquesa no solar onde habita que inclui 22 concelhos (Arouca é o segundo concelho com o maior número de efectivo, logo a seguir a Cinfães) exige que todos sejamos proactivos na promoção e melhoramento da raça, pelo que este projecto será para manter em Arouca ou noutro município, dependendo das condicionantes».
As jornadas técnicas da raça arouquesa tiveram a coorganização da empresa P.T. Serviços Veterinários e a produção da empresa de produção de eventos noarnolife. RV 2018-03-31
 
Arouca

Quarta, 25 de Abril de 2018

Actual
Temp: 15º
Vento: NNE a 2 km/h
Precip: 0 mm
Nublado
Qui
T 21º
V 0 km/h
Sex
T 13º
V 3 km/h
PUB.
PUB.
 
INQUÉRITO
O FCA vai subir à Primeira Liga?
 
 
A Frase...

"O Arouca São Paulo Clube é um exemplo da fibra, da tenacidade e da determinação do povo arouquense"

Margarida Belém, no 39° aniversário daquela instituição

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 30 visitantes online