SOCIEDADE
 
'Arouquesa' teve jornada técnica
 
Paulo Teixeira e António Tavares (CMA)
Promover e melhorar a raça bovina autóctone
 
   Mais fotos
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
Decorreram no dia 9 de Março, no auditório da Loja Interactiva de Turismo de Arouca, as I Jornadas Técnicas da Raça Arouquesa. Ao longo de todo dia estiveram reunidos vários especialistas que debateram temas relacionados com esta raça bovina autóctone portuguesa.
A sessão de abertura contou com a presença do vice-presidente da autarquia de Arouca, António Tavares. A descrição e características da raça, nutrição animal e reprodução foram as palestras técnicas que decorreram ao longo de toda manhã. O almoço decorreu nos restaurantes do centro histórico da vila de Arouca, com um menu específico para o evento - "O Arouquês à mesa".
Na sessão da tarde decorreram as palestras relacionadas com o bem-estar animal e um painel dedicada
à gastronomia.
Uma mesa redonda de debate e discussão, com os principais players, incluindo autarquias, representadas pelo município de Vale de Cambra, Associação Nacional de Criadores da Raça Arouquesa, Confraria Gastronómica da Raça Arouquesa, Cooperativa Agrícola de Arouca e um produtor, antecedeu actuação das "Vozes de Manhouce" que encerrou o evento.
Para Paulo Teixeira, médico-veterinário e organizador das jornadas, «era um projecto que tinha na gaveta
fazia vários anos; pela primeira vez foi possível reunir o mundo académico, técnicos, produtores, associações e consumidores sobre este tema tão importante para a nossa região; sinto uma satisfação especial por ter acontecido em Arouca; estamos plenamente satisfeitos com aderência e resultados finais; os objectivos iniciais a que nos propusemos foram atingidos».
Com cerca de 100 pessoas presentes «o que por si só atesta desde logo o interesse do tema», participantes da maioria dos concelhos do solar, estudantes de institutos superiores e uma grande representatividade por parte de muitos arouquenses.
Questionado se este projecto seria para continuar, o organizador avança «este é um projecto intermunicipal e sempre actual; cada vez mais a importância da raça arouquesa no solar onde habita que inclui 22 concelhos (Arouca é o segundo concelho com o maior número de efectivo, logo a seguir a Cinfães) exige que todos sejamos proactivos na promoção e melhoramento da raça, pelo que este projecto será para manter em Arouca ou noutro município, dependendo das condicionantes».
As jornadas técnicas da raça arouquesa tiveram a coorganização da empresa P.T. Serviços Veterinários e a produção da empresa de produção de eventos noarnolife. RV 2018-03-31
 
Arouca

Segunda, 24 de Setembro de 2018

Actual
Temp: 30º
Vento: ESE a 5 km/h
Precip: 0 mm
Céu Limpo
Ter
T 28º
V 5 km/h
Qua
T 28º
V 2 km/h
PUB.
PUB.
 
INQUÉRITO
Com a proposta do governo de reverter as agregações das freguesias, as uniões feitas no concelho de Arouca devem...
 
 
A Frase...

"Pretendemos manter as dinâmicas de trabalho, participar em projectos e proporcionar aos alunos um ensino de qualidade"

Adília Cruz, directora do AE Arouca, em declarações ao RV

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 54 visitantes online