POLÍTICA
 
Conselho Metropolitano decide em Arouca novas áreas de actuação
 
Reunião decorreu na Biblioteca Municipal de Arouca
Protecção civil, habitação e desporto vão ter estratégias regionais no âmbito da AMP
 
   Mais fotos
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
O Conselho Metropolitano do Porto (CMdP), que decorreu ontem em Arouca, aprovou hoje a criação dos conselhos metropolitanos de vereadores das áreas do planeamento estratégico, da educação, da acção social, da mobilidade, do ambiente, da cultura e do turismo e acrescentou três novas áreas que considera de relevância para o futuro da região, sendo elas a protecção civil, a habitação e o desporto. Pretende-se que os conselhos metropolitanos de vereadores permitam um maior envolvimento dos municípios e das populações na criação de iniciativas conjuntas que permitam um maior desenvolvimento e valorização de cada um dos concelhos da Área Metropolitana do Porto (AMP).
Neste CMdP foi ainda abordada a importância da nova legislação sobre a protecção civil que permite uma maior agilização da actuação dos municípios. As autarquias enfrentaram dificuldades quer financeiras, quer técnicas no cumprimento das obrigações decorrentes desta nova lei, mas encaram esta situação como uma forma de assumirem as suas responsabilidades perante os munícipes.
O CMdP salientou ainda que o novo código da contratação pública poderá, também ele, dificultar a acção das autarquias nas mais diversas áreas.
Na reunião mensal do CMdP ficou também decidido, no que se refere à estratégia metropolitana de combate às situações de seca, discutir a elaboração de uma estratégia metropolitana que, de forma ponderada e planeada, responda mais eficazmente a esta problemática e que não se resuma apenas a acções avulsas.
A AMP autorizou o lançamento do pré-aviso dos concursos de Serviço Público de Transporte Rodoviário de Passageiros. Este lançamento é um sinal claro de evolução, de trabalho e de mudança face à actual situação de mobilidade da região do Conselho Metropolitano. Com este lançamento global do concurso para toda a área metropolitana é possível trabalhar mais rapidamente numa estratégia verdadeiramente metropolitana, cujo passo seguinte será a elaboração do caderno de encargos.
O Conselho Metropolitano fez ainda um ponto de situação do PDCT AMP 2020 - Pacto de Desenvolvimento e Coesão Territorial, ficando decidido que a AMP irá propor a prorrogação do prazo dos PEDU (Planos Estratégicos de Desenvolvimento Urbano Sustentável) em nome de todos os municípios.
A reunião do CMdP terminou com a tomada de posse dos novos membros da Comissão Executiva Metropolitana do Porto para o mandato de 2017-2021. 2017-11-30

 

 
Arouca

Segunda, 18 de Dezembro de 2017

Actual
Temp: 8º
Vento: N a 3 km/h
Precip: 0 mm
Céu Limpo
Ter
T 15º
V 2 km/h
Qua
T 13º
V 0 km/h
PUB.
PUB.
 
INQUÉRITO
Nas compras natalícias deste ano, pensa gastar...
 
 
A Frase...

"Temos levado o nome da nossa instituição cada vez mais longe"

Jorge Aido, presiente da Banda Musical de Figueiredo, em entrevista ao RV

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 44 visitantes online