SOCIEDADE
 
'Liberdade de Imprensa' é tema da próxima Conferência de Arouca
 
Maria Flor Pedroso, Nicolau Santos e Jorge Wemans
Três jornalistas de âmbito nacional na iniciativa
 
   Mais fotos
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
Vivemos numa era fantástica de comunicação. Que melhor mundo pode existir para o completo florescimento da Liberdade de Expressão, algo que deve ser uma causa de cidadania?
Com este pensamento, o Círculo Cultura e Democracia promove duas sessões no próximo dia 18 de Novembro, no intuito de reflectir, sensibilizar e encorajar a Liberdade de Expressão, neste nosso mundo multidimensional:
Às 15h, a Conferência de Arouca subordinada ao tema Liberdade de Imprensa: um direito ultrapassado?, com Jorge Wemans (RTP), Maria Flor Pedroso (Antena 1) e Nicolau Santos (Expresso), três reconhecidos jornalistas, como oradores convidados, e com a moderação da jornalista arouquense Cláudia Oliveira;
Às 21h15, mais um Serão do Círculo, que, lançando o mote #humaniza-net, procura desafiar para uma reflexão conjunta sobre a expressão livre e a expressão de ódio na internet, guiada por mentores do projeto Respeech, com alunos, ex-alunos e professores da Escola Secundária de Arouca.
A imprensa livre encontra-se hoje condicionada, pelas opções dos cidadãos, pela agenda dos poderes económicos, pelas próprias opções dos jornalistas? Os nossos convidados procurarão abordar estes desafios na sessão das "Conferências de Arouca" e perspetivar o jornalismo para um tempo futuro.
Ao serão, continuaremos a celebrar a liberdade de expressão, numa conversa desassossegada, onde todos são convidados a dialogar. A sessão procurará desconstruir preconceitos e o discurso de ódio na internet e "angariar" multiplicadores para contranarrativas positivas, nas quais a empatia, a tolerância e o respeito pelos direitos fundamentais poderão promover comunidades mais abertas e inclusivas.
A "Conferência de Arouca" terá lugar no Auditório da Loja de Turismo e o "Serão do Círculo" decorrerá na cafetaria Transat, situada no parque municipal de Arouca.
O acesso a ambos os eventos é livre.

Breve nota sobre os convidados:
Jorge Wemans é diplomado em jornalismo e é o actual provedor do telespectador da RTP, tendo passado pela direção da RTP2, da Agência Lusa, do Público e do Expresso. Maria Flor Pedroso, licenciada em Sociologia, tem feito carreira sobretudo na Radio; atualmente é editora de política na Antena 1 e conduz semanalmente "A entrevista de Maria Flor Pedroso" na radio e televisão públicas. Nicolau Santos, com um percurso marcante na imprensa escrita, licenciado em Economia, é director-adjunto do Expresso e co-apresentador do programa "Expresso da meia-noite" na SIC-Notícias.
Respeech - nome que surge da ideia de construir uma expressão oposta ao discurso de ódio: o discurso com respeito, Re(respectful/respeitoso) speech(discurso) - é uma campanha do Mestrado em Relações Internacionais - Estudos da Paz, Segurança e Desenvolvimento, da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), motivada pela necessidade de uma maior consciencialização e sentido crítico dos jovens sobre a importância do respeito pela diversidade, liberdade de expressão e todos os restantes Direitos Humanos. 2017-11-14

 
Arouca

Terça, 21 de Novembro de 2017

Actual
Temp: 10º
Vento: ESE a 3 km/h
Precip: 0 mm
Céu Limpo
Qua
T 16º
V 5 km/h
Qui
T 17º
V 5 km/h
PUB.
PUB.
 
INQUÉRITO
Nas compras natalícias deste ano, pensa gastar...
 
 
PUB.
A Frase...

"Um apicultor tem que ter grande paixão pelas abelhas, mesmo depois de algumas picadas!"

António Azevedo, produtor de mel em Arouca, em entrevista ao RV

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 31 visitantes online