SOCIEDADE
 
Especialistas debateram em Arouca produção de castanha
 
Seminário esteve incluído no programa do 'Festival' e foi organizado pela Associação Florestal Entre Douro e Vouga
 
   Mais fotos
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
O seminário "Castanha - soluções e novas tendências" abordou os problemas actuais da produção de castanha e dos produtos associados, bem como procurou apontar caminhos de valorização dos produtos endógenos.
A empresa "Hifas da Terra", de Pontevedra, trouxe a perspectiva pragmática de valorização dos produtos do castanheiro, numa perspectiva de fixação de pessoas e na melhoria da sua qualidade de vida. A aposta em produtos diferenciadores, em que o denominador comum é a castanha e o cogumelo, com a criteriosa selecção das variedades que são menos susceptíveis à praga da vespa das galhas do castanheiro. Informou que no aspecto de combate à praga da vespa das galhas, Portugal está claramente à frente da Espanha nesse combate e na resolução do problema que levou à diminuição da produção de castanha.
A Sicolmeia abordou a problemática da vespa asiática e o seu impacto na apicultura, com a constante pressão sobre as colmeias, a diminuição da produção de mel e o desespero dos apicultores. Lamentou a fraca coordenação entre as diferentes entidades e alertou para que o avistamento de um ninho de vespa seja imediatamente comunicado à Câmara Municipal ou através do site SOSVespa e nunca se pense em fazer a sua remoção ou destruição. Alertou que o impacto que actualmente estão a sentir os apicultores vai atingir a curto prazo os produtores de fruta e uvas.
A Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Norte, representada por Augusto Assunção, informou os presentes sobre as exigências de instalação dos soutos ou a reconversão de castanheiros bravos através de enxertia. Também fez o ponto de situação da praga da vespa das galhas em Portugal e o combate biológico que está a ser efectuado através de largadas de um parasitóide. PQ 2017-11-05
 
Arouca

Domingo, 18 de Novembro de 2018

Actual
Temp: 11º
Vento: ESE a 2 km/h
Precip: 0 mm
Nublado
Seg
T 14º
V 3 km/h
Ter
T 11º
V 6 km/h
PUB.
PUB.
 
INQUÉRITO
Que área gostaria de ver reforçada nas GOP e Orçamento da CMA para 2019?
 
 
A Frase...

"Não discrimino nenhuma das antigas freguesias"

Ângelo Miranda, presidente da União de Freguesias de Arouca-Burgo", eleito pela coligação PSD/CDS, em entrevista ao RV

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 25 visitantes online