SOCIEDADE
 
Cinco restaurantes do concelho de Arouca com marca 'Geofood'
 
Um dos restaurantes aderentes formaliza procotolo Geofood
Cerimónia de atribuição do distintivo serviu também para protocolar parceria com a 'Slow Food Porto'
 
   Mais fotos
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
Um ano após a sua apresentação oficial, o GeoFood entregou os distintivos de recomendação a cinco restaurantes de Arouca (Avistada, Casa Caetano, Pedestre 142, Pedrógão, e Hotel S. Pedro) que incluíram este conceito de alimentação sustentável nas suas ementas, numa cerimónia que teve lugar no dia 27 de Outubro, na Biblioteca Municipal, no âmbito do Festival da Castanha. Foi também assinada pelos proprietários dos restaurantes a carta de compromisso para com o GeoFood e formalizada uma nova parceria.
Para a presidente da Câmara Municipal de Arouca, o GeoFood é um projecto original que "nasce da necessidade do território". "A saúde e o bem-estar são fundamentais e as pessoas estão cada vez mais conscientes de que tem de haver uma mudança dos hábitos alimentares e das práticas ambientais para termos um território que seja um exemplo de sustentabilidade. As parcerias são sempre bem-vindas, porque nós só crescemos se trabalharmos com os melhores. O território sempre soube escolher e trabalhar com aqueles que são uma mais-valia e nos ajudam a crescer", afirmou Margarida Belém.
António Duarte, coordenador executivo da AGA (Associação Geoparque Arouca), assegurou que o GeoFood se manterá nos restaurantes "num processo de melhoria contínua". "A carta de compromisso que assinaram e o distintivo de qualidade e recomendação que vos entregámos vai distinguir-vos dos outros restaurantes e vão ser certamente valorizados por todos aqueles que vos visitam", destacou.
O balanço do último ano de trabalho é "francamente positivo", entende Ana Helena Pinto, nutricionista do GeoFood. "Assinalamos hoje um ano de trabalho e parabenizamos os cinco restaurantes aderentes que têm hoje pratos, menus e serviços/experiências GeoFood. Celebramos o impacto deste projecto de sustentabilidade alimentar, quer ao nível local, quer nacional. Um ano após a apresentação pública, o GeoFood é uma inspiração para outros territórios e foi galardoado pelos Food & Nutrition Awards, tornando-se um projecto de sustentabilidade alimentar de referência nacional", salientou. "Estamos todos a contribuir para a aproximação do produtor ao consumidor e da alimentação ao território e consequentemente para uma alimentação sustentável", concluiu.

GeoFood e Slow Food Porto formalizam parceria

Durante esta cerimónia GeoFood, integrada na programação do Festival da Castanha, foi assinado o protocolo de parceria com o Slow Food Porto, representante regional do Internacional Slow Food - um movimento que visa a promoção de uma alimentação consciente e responsável, com base na defesa de princípios agrícolas de biodiversidade e sustentabilidade e que defende que todo o alimento deve ser bom, limpo e justo.
"Esta parceria tem um potencial imenso. Os pilares fundamentais do Movimento Slow Food Porto assentam na educação do paladar de consumidores de todas as idades, na construção de redes que conectem produtores e co-produtores, e na protecção do ecossistema e da biodiversidade. Encontrámos esses princípios também no GeoFood", afirmou o presidente do Slow Food Porto, Rui Rosa Dias.
Esta parceria agora formalizada permitirá que GeoFood e Slow Food trabalhem em conjunto numa rede que incluirá chefes de cozinha, restaurantes, produtos, produtores e comunidade, não só ao nível nacional, mas também internacional.
O GeoFood é um projecto do Município de Arouca, em parceria com a AGA, que pretende integrar alimentação e território, turismo e saúde, sustentabilidade e sabor, aproximando o consumidor, cliente e turista de natureza, dos produtos e da cultura do concelho. Ao interligar e potenciar as sinergias e qualidades intrínsecas dos actores locais, as características naturais do território e os agentes comerciais, o GeoFood pretende valorizar, diversificar e identificar um destino de turismo de natureza já reconhecido - Arouca Geopark - também como um destino turístico de bem-estar, promotor de estilos de vida saudáveis. 2017-11-02

 
Arouca

Terça, 21 de Novembro de 2017

Actual
Temp: 10º
Vento: ESE a 3 km/h
Precip: 0 mm
Céu Limpo
Qua
T 16º
V 5 km/h
Qui
T 17º
V 5 km/h
PUB.
PUB.
 
INQUÉRITO
Nas compras natalícias deste ano, pensa gastar...
 
 
PUB.
A Frase...

"Um apicultor tem que ter grande paixão pelas abelhas, mesmo depois de algumas picadas!"

António Azevedo, produtor de mel em Arouca, em entrevista ao RV

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 30 visitantes online