POLÍTICA LOCAL
 
Presidência da AM: um voto pode separar Artur Miler de Artur Neves
 
Artur Miler ou Artur Neves vão liderar a AM
AUTÁRQUICAS 2017 | PS elegeu mais deputados municipais, mas presidência do órgão pode fugir-lhe
 
   Mais fotos
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
O cenário parece poder repetir-se em relação às eleições autárquicas de 2005 e 2013: o PS tem mais votos para a eleição da Assembleia Municipal, mas a presidência daquele órgão pode ficar nas mãos do PSD.
Com os resultados das eleições autárquicas do último domingo, o Partido Socialista conquistou 7753 votos para a AM, correspondendo a 12 deputados municipais; a coligação PSD-CDS arrecadou 5790 votos, conferindo-lhe 9 eleitos - a lei eleitoral impõe que o número de deputados nas eleições no concelho de Arouca (21) corresponde ao triplo do de vereadores (7). Contudo, ao órgão Assembleia Municipal juntam-se também, por inerência, os 16 presidentes de Juntas e Uniões de Freguesia.
E é aqui que o quadro se inverte: o PSD-CDS conquistou maior número de Juntas de Freguesia (10), e as restantes (6) são do PS ou de independentes com o seu apoio. Contas feitas, o PS terá 18 elementos afectos na Assembleia Municipal, enquanto a coligação estará representada com 19.
Esta particularidade permitiu eleger os social-democratas Zeferino Brandão (2005) e Elísio Brandão (2013), em detrimento de Armando Zola e Carlos Esteves, ambos do PS, e que haviam vencido nas urnas a eleição para a AM. Apesar de em 2017 a diferença ser a menor de sempre - apenas um voto - a possibilidade continua em aberto.
Artur Neves (PS) ou Artur Miler (PSD-CDS) vão ser sufragados para a eleição da presidência da nova Assembleia Municipal aquando da tomada de posse dos novos autarcas. O acto decorrerá por voto secreto. RV 2017-10-05
 
Arouca

Domingo, 19 de Novembro de 2017

Actual
Temp: 12º
Vento: ESE a 2 km/h
Precip: 0 mm
Céu Limpo
Seg
T 18º
V 2 km/h
Ter
T 19º
V 2 km/h
PUB.
PUB.
 
INQUÉRITO
Nas compras natalícias deste ano, pensa gastar...
 
 
PUB.
A Frase...

"Um apicultor tem que ter grande paixão pelas abelhas, mesmo depois de algumas picadas!"

António Azevedo, produtor de mel em Arouca, em entrevista ao RV

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 34 visitantes online