POLÍTICA LOCAL
 
Presidência da AM: um voto pode separar Artur Miler de Artur Neves
 
Artur Miler ou Artur Neves vão liderar a AM
AUTÁRQUICAS 2017 | PS elegeu mais deputados municipais, mas presidência do órgão pode fugir-lhe
 
   Mais fotos
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
O cenário parece poder repetir-se em relação às eleições autárquicas de 2005 e 2013: o PS tem mais votos para a eleição da Assembleia Municipal, mas a presidência daquele órgão pode ficar nas mãos do PSD.
Com os resultados das eleições autárquicas do último domingo, o Partido Socialista conquistou 7753 votos para a AM, correspondendo a 12 deputados municipais; a coligação PSD-CDS arrecadou 5790 votos, conferindo-lhe 9 eleitos - a lei eleitoral impõe que o número de deputados nas eleições no concelho de Arouca (21) corresponde ao triplo do de vereadores (7). Contudo, ao órgão Assembleia Municipal juntam-se também, por inerência, os 16 presidentes de Juntas e Uniões de Freguesia.
E é aqui que o quadro se inverte: o PSD-CDS conquistou maior número de Juntas de Freguesia (10), e as restantes (6) são do PS ou de independentes com o seu apoio. Contas feitas, o PS terá 18 elementos afectos na Assembleia Municipal, enquanto a coligação estará representada com 19.
Esta particularidade permitiu eleger os social-democratas Zeferino Brandão (2005) e Elísio Brandão (2013), em detrimento de Armando Zola e Carlos Esteves, ambos do PS, e que haviam vencido nas urnas a eleição para a AM. Apesar de em 2017 a diferença ser a menor de sempre - apenas um voto - a possibilidade continua em aberto.
Artur Neves (PS) ou Artur Miler (PSD-CDS) vão ser sufragados para a eleição da presidência da nova Assembleia Municipal aquando da tomada de posse dos novos autarcas. O acto decorrerá por voto secreto. RV 2017-10-05
 
Arouca

Segunda, 16 de Julho de 2018

Actual
Temp: 16º
Vento: NNW a 2 km/h
Precip: 0 mm
Nublado
Ter
T 24º
V 2 km/h
Qua
T 21º
V 3 km/h
PUB.
PUB.
 
INQUÉRITO
Concorda com a transformação urbanística/rodoviária na entrada poente da vila de Arouca?
 
 
A Frase...

"Passou mais de um ano desde a famosa promessa do Entroncamento, mas até ao momento a via Arouca-Feira continua parada"

Rui Vilar, presidente do PSD Arouca

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 36 visitantes online