POLÍTICA LOCAL
 
MARGARIDA BELÉM PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE AROUCA
 
Noite eleitoral da vitória de Margarida Belém (PS)
AUTÁRQUICAS 2017 | É a primeira mulher eleita para dirigir o concelho
 
   Mais fotos
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
Partido Socialista alcança a maioria absoluta

Foi grande a expectativa que rodeou este acto eleitoral. A saída de cena de Artur Neves e a formação de uma aliança de centro-direita para destronar o PS do poder, foram os ingredientes que mais alimentaram a pré e a campanha eleitoral.
Margarida Belém tinha a tarefa de manter o poder 'rosa' num concelho onde reina o 'laranja' em eleições nacionais. Venceu e convenceu a aposta.
Uma maioria absoluta de 55% (8.220 votos), quase igual aos 8.248 votos obtidos pelo PS em 2013, tornaram-na a primeira mulher a presidir aos destinos de Arouca.
Licenciada em Turismo, a vice-presidente da autarquia vai liderar o município no próximo quadriénio. António Tavares, Fernanda Oliveira e Albino Cardoso, são os outros vereadores socialistas eleitos.
A coligação "Somos Arouca" alcançou 36% dos votos (5.425), apenas mais 768 votos do que obtiveram o PSD (3.931) e CDS (726) em conjunto nas eleições autárquicas de 2013. Além de Fernando Mendes, também Vitor Carvalho e Sandra Melo foram eleitos vereadores.
Os restantes concorrentes tiveram resultados residuais - Nós Cidadãos (341), CDU (263) e PPM (222). Os votos brancos foram 220 e os nulos 200. A abstenção ficou nos 27%.

DECLARAÇÕES AO RODA VIVA


No final do discurso de vitória, Margarida Belém falou ao RODA VIVA. Era uma mulher emocionada e orgulhosa do resultado obtido. "Arouca" foi a palavra mais vezes repetida na curta entrevista que concedeu.

O que representa este momento?
É um momento de enorme felicidade e orgulho, porque Arouca venceu. E o projecto de desenvolvimento que tem vindo a ser seguido vai ter agora continuidade e essa é a maior vitória. Foi uma grande vitória para Arouca!

Sempre acreditou na vitória?
Sempre acreditei que os arouquenses iriam fazer a escolha mais acertada e a resposta está nesta vitória.

Como será a Margarida Belém na presidência da CMA?
A Margarida de sempre! Dinâmica e disponível para resolver os problemas das pessoas e próxima das pessoas. Amanhã é um novo dia e vamos começar já a trabalhar para a continuidade do nosso projecto.

A quem dedica este vitória?
A todos os arouquenses que me ajudaram a conquistá-la.

O que será diferente uma mulher na presidência?
Estamos a escrever uma página histórica na vida do município de Arouca. As mulheres têm um lugar na vida política e a competência não tem género. E o futuro faz-se no feminino também. E por isso também é uma grande vitória e senti isso nos abraços que recebi de todas as mulheres.

O seu pai, José Belém, foi o primeiro presidente da CMA, no pós-25 de Abril, nomeado pelo governo. A filha seguiu-lhe as pisadas...
A Margarida que é hoje devo-o aos meus pais, pelos valores que me transmitiram. JCS 2017-10-02 (fotos: Nuno Santos)

 
Arouca

Quarta, 18 de Outubro de 2017

Actual
Temp: 12º
Vento: SW a 3 km/h
Precip: 0.1 mm
Chuva
Qui
T 16º
V 2 km/h
Sex
T 19º
V 5 km/h
PUB.
PUB.
 
INQUÉRITO
Vai participar no "Festival da Castanha" que se realiza no final do mês em Arouca?
 
 
A Frase...

"O que tem sido feito pela CMA para aumentar o volume de visitas no Museu Municipal?"

Alda Portugal (PSD), na AM de Setembro

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 29 visitantes online