POLÍTICA LOCAL
 
MARGARIDA BELÉM PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE AROUCA
 
Noite eleitoral da vitória de Margarida Belém (PS)
AUTÁRQUICAS 2017 | É a primeira mulher eleita para dirigir o concelho
 
   Mais fotos
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
Partido Socialista alcança a maioria absoluta

Foi grande a expectativa que rodeou este acto eleitoral. A saída de cena de Artur Neves e a formação de uma aliança de centro-direita para destronar o PS do poder, foram os ingredientes que mais alimentaram a pré e a campanha eleitoral.
Margarida Belém tinha a tarefa de manter o poder 'rosa' num concelho onde reina o 'laranja' em eleições nacionais. Venceu e convenceu a aposta.
Uma maioria absoluta de 55% (8.220 votos), quase igual aos 8.248 votos obtidos pelo PS em 2013, tornaram-na a primeira mulher a presidir aos destinos de Arouca.
Licenciada em Turismo, a vice-presidente da autarquia vai liderar o município no próximo quadriénio. António Tavares, Fernanda Oliveira e Albino Cardoso, são os outros vereadores socialistas eleitos.
A coligação "Somos Arouca" alcançou 36% dos votos (5.425), apenas mais 768 votos do que obtiveram o PSD (3.931) e CDS (726) em conjunto nas eleições autárquicas de 2013. Além de Fernando Mendes, também Vitor Carvalho e Sandra Melo foram eleitos vereadores.
Os restantes concorrentes tiveram resultados residuais - Nós Cidadãos (341), CDU (263) e PPM (222). Os votos brancos foram 220 e os nulos 200. A abstenção ficou nos 27%.

DECLARAÇÕES AO RODA VIVA


No final do discurso de vitória, Margarida Belém falou ao RODA VIVA. Era uma mulher emocionada e orgulhosa do resultado obtido. "Arouca" foi a palavra mais vezes repetida na curta entrevista que concedeu.

O que representa este momento?
É um momento de enorme felicidade e orgulho, porque Arouca venceu. E o projecto de desenvolvimento que tem vindo a ser seguido vai ter agora continuidade e essa é a maior vitória. Foi uma grande vitória para Arouca!

Sempre acreditou na vitória?
Sempre acreditei que os arouquenses iriam fazer a escolha mais acertada e a resposta está nesta vitória.

Como será a Margarida Belém na presidência da CMA?
A Margarida de sempre! Dinâmica e disponível para resolver os problemas das pessoas e próxima das pessoas. Amanhã é um novo dia e vamos começar já a trabalhar para a continuidade do nosso projecto.

A quem dedica este vitória?
A todos os arouquenses que me ajudaram a conquistá-la.

O que será diferente uma mulher na presidência?
Estamos a escrever uma página histórica na vida do município de Arouca. As mulheres têm um lugar na vida política e a competência não tem género. E o futuro faz-se no feminino também. E por isso também é uma grande vitória e senti isso nos abraços que recebi de todas as mulheres.

O seu pai, José Belém, foi o primeiro presidente da CMA, no pós-25 de Abril, nomeado pelo governo. A filha seguiu-lhe as pisadas...
A Margarida que é hoje devo-o aos meus pais, pelos valores que me transmitiram. JCS 2017-10-02 (fotos: Nuno Santos)

 
Arouca

Segunda, 18 de Dezembro de 2017

Actual
Temp: 8º
Vento: N a 3 km/h
Precip: 0 mm
Pouco Nublado
Ter
T 15º
V 2 km/h
Qua
T 13º
V 2 km/h
PUB.
PUB.
 
INQUÉRITO
Nas compras natalícias deste ano, pensa gastar...
 
 
A Frase...

"Temos levado o nome da nossa instituição cada vez mais longe"

Jorge Aido, presiente da Banda Musical de Figueiredo, em entrevista ao RV

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 43 visitantes online