ASSOCIATIVISMO
 
Associação 'Semente de Futuro' apresenta actividades
 
Transformação da lã proveniente do rebanho da própria quinta
Organização arouquense vai criar uma unidade de tarefas ocupacionais na área da saúde mental
 
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
Começa um novo período de actividades na 'Semente de Futuro', associação sediada na freguesia de Chave, onde, em ambiente de quinta, se desenvolvem trabalhos de cariz artístico e ecológico.
Para todas as actividades há um paradigma comum assumido - a "salutogénese". «Trata-se de um conceito que desde meados do século passado se usa por contraposição ao da patogénese dominante em várias áreas e que se traduz na procura do patogénico para o combater. Em salutogénese trata-se principalmente de reforçar todo o sistema de vida, individual e coletiva, prevenir as patologias, deixando pouco espaço ao doentio, reforçando as partes sãs existentes», informa a colectividade que é uma IPSS.
«As actividades artísticas, são, assim, consideradas fundamentais para a harmonização do indivíduo nas suas vertentes biopsicossociais e para reintegração no ritmo global da natureza e do meio social».
Estas orientações marcam o projecto essencial da 'Semente do Futuro' - uma unidade de actividades ocupacionais na área da saúde mental. Recentemente, o projecto, com a sua caracterização artística, foi apresentado ao "Encontro Saúde Mental e Comunidade", organizado pela SPESM (Sociedade Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental) com o Serviço Nacional de Saúde e que trouxe à ‘Semente do Futuro' novos contactos e reconhecimento.
Noutro âmbito, e na continuação da abertura à comunidade da Biblioteca do Pólo Escolar de Chave, recomeçarão as actividades semanais na própria biblioteca .
«Para além dos incentivos à leitura, pratica-se a escrita criativa, predominantemente em versos, aplicados a histórias que se investigam, se criam e recriam. A área ambiental teve e continuará a ter apoio na encíclica "Laudato si" que tem o belíssimo subtítulo "O cuidado com a nossa casa comum ", referindo-se ao planeta Terra, avisando que se deve parar com as atitudes que, individual e colectivamente, prejudicam o ambiente e, mais do que isso, recomendando o cuidado amoroso que devemos ter para com a Terra e os seres que a habitam». A esse propósito, numa sessão dedicada à compostagem, saíram as seguintes quadras partilhadas entre avós e netos:

Com nosso Papa Francisco
Louvado sejais Senhor
A nossa casa comum
Trataremos com amor
....
No composto nós mostramos
Respeito p'la Natureza
Começamos a tratar
Do que vem p'ra nossa mesa...

Como ponto de leitura, continuará a funcionar o Posto de Correios local, no lugar da Farrapa.
Actividades e formações relacionadas com artes diversas decorrem na sede da instituição. Como exemplo de prática artística e ecológica, vem sendo realizado trabalho artístico de transformação da lã proveniente do rebanho da própria quinta, do velo até à obra, passando por tingimento com plantas locais.
Outras artes de transformação de produtos alimentares são já relativamente conhecidas, caso dos elixires chás e compotas, que são apresentados na Feira das Colheitas, com variantes de guloseimas saudáveis vindas de receitas conventuais.
Para além da credenciação de projectos, inclusive pela Direcção Geral das Artes, do apoio ao associativismo da Câmara Municipal de Arouca, trabalha-se nos transformados contribuindo para a sustentabilidade do projeto, sempre com o lema: Transformamos, transformando-nos. Cultivamos, cultivando-nos! 2017-09-19

 
Arouca

Segunda, 18 de Dezembro de 2017

Actual
Temp: 4º
Vento: ESE a 2 km/h
Precip: 0 mm
Céu Limpo
Ter
T 15º
V 2 km/h
Qua
T 13º
V 0 km/h
PUB.
PUB.
 
INQUÉRITO
Nas compras natalícias deste ano, pensa gastar...
 
 
A Frase...

"Temos levado o nome da nossa instituição cada vez mais longe"

Jorge Aido, presiente da Banda Musical de Figueiredo, em entrevista ao RV

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 35 visitantes online