CULTURA
 
Filme espanhol conquista a “Lousa de Ouro”
 
Cena do filme vencedor
“Hostal Eden”, de Gonzaga Manso, venceu a 15ª edição do Festival Internacional de Cinema de Arouca
 
   Mais fotos
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
O filme espanhol "Hostal Eden" venceu a 15ª edição do "Arouca filme Festival", conquistando a "Lousa de Ouro" de mais uma edição do Festival Internacional organizado pelo Cine Clube de Arouca (CCA), que este ano contou com uma programação com mais um dia, tendo decorrido na Loja Interactiva de Turismo da vila, entre os dias 13 e 17 deste mês.
Esta obra do realizador Gonzaga Manso, apresenta um hostel humilde e pouco limpo, que é gerido por um casal de idosos. Pendurada na parede de um dos quartos, uma imagem da Virgem Maria narra as histórias dos hóspedes que vão passando pela casa. E a história de Yolanda e Felix é especial. Refira-se que o filme triunfador ainda arrebatou o prémio para "a Melhor Fotografia".
A "Lousa de Prata", prémio para o 2º classificado, foi para "Backstory", do alemão Joschka Laukeninks. Conta o percurso de vida de um homem que teve de vencer a morte da mãe e o convívio com um violento pai para conquistar uma certa bonança na vida. Porém vê-se abalado por um evento repentino. Uma história sobre como tudo o que é construído e sentido pode desaparecer um dia.
Este filme também foi considerada "a Melhor Obra de Ficção" e Laukeninks foi distinguido com o prémio para "a Melhor Realização".
O filme português "Tu", de Hugo Pinto, e "Urban audio spectrum", da alemã Marina Schnider, receberam "Menções Honrosas". Com o filme germânico a conseguir também o prémio para "a Melhor Montagem".
A distinção máxima para a categoria de documentário ficou com um trabalho americano: "149th and grand concourse", de Andy London, que captura as diversas vozes do South Bronx [zona da cidade de Nova Iorque] contra um pano de fundo de ruas em rápida mudança.
O melhor filme "Experimental" foi o português "Intervalo", de Eduardo Maia, Maria Vilhena e Pedro Gomes. No intervalo das aulas, os protagonistas têm a possibilidade de viajar nas páginas de um livro.
Com "The sunflowers - mountain", uma história de um menor em fúria, o nosso país também conquistou o prémio para "o Melhor Vídeo-Clip". Um trabalho de Júlio Dantas.
A melhor "Animação" foi "Vicious cycle", filme inglês de Michael Marczewski, que apresenta um grupo de robots autónomos, que primam pela eficiência. Até que a rapidez crescente do seu trabalho irá fazer desabar este mundo.
Nota, ainda, para a atribuição do prémio pelo "Melhor Argumento" ao filme feito na Grécia "Du sollst nicht lugen", de Sascha Zimmermann. Em cena Daniel, preso a uma cadeira e a quem um homem desconhecido exige respostas que ele não tem...
O prémio do "Público" foi para a obra portuguesa - de João Morais Inácio - "A paixão do operário". O clássico enredo em que quem é pobre se apaixona por quem é rico. Também sobre os caminhos da Vida, que conseguem chegar até ao que parece impossível.
"Este Festival tem pernas para andar", sublinhou João Rita. O presidente do CCA e director do certame salientou que o "Arouca Film Festival" é "reconhecido e respeitado" no país e já bem inserido no "mercado" internacional de festivais de cinema.
O responsável vincou a importância do certame enquanto divulgador dos valores emergentes no panorama cinematográfico, mas também enquanto mais um activo para a divulgação das belezas naturais do concelho de Arouca.
Ainda acentuou a função educadora do cinema, que o Cine Clube de Arouca tem levado às escolas, e a capacidade de integração cultural do Festival, que, em cada edição, envolve outras colectividades locais. AOS/RV 2017-09-18
 
Arouca

Segunda, 18 de Dezembro de 2017

Actual
Temp: 4º
Vento: ESE a 2 km/h
Precip: 0 mm
Céu Limpo
Ter
T 15º
V 2 km/h
Qua
T 13º
V 0 km/h
PUB.
PUB.
 
INQUÉRITO
Nas compras natalícias deste ano, pensa gastar...
 
 
A Frase...

"Temos levado o nome da nossa instituição cada vez mais longe"

Jorge Aido, presiente da Banda Musical de Figueiredo, em entrevista ao RV

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 33 visitantes online