SOCIEDADE
 
Conferência anual da EUROPARC realiza-se em Arouca
 
Evento de dia 7 recebe participantes de 36 países europeus e do Brasil
 
   Mais fotos
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
Cerca de três centenas de representantes de áreas protegidas e classificadas, oriundos de 36 países da Europa e do Brasil, estarão em Arouca para a Conferência Anual da Federação EUROPARC, que decorrerá de 6 a 10 de Setembro, no território Montanhas Mágicas. Este evento internacional, que reúne especialistas nas temáticas do turismo sustentável, da gestão territorial e da conservação do ambiente, tem como mote o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento.
Várias personalidades internacionais já confirmaram a sua presença na Conferência, com destaque para Marina Silva, ex-Ministra do Ambiente dos governos brasileiros de Lula da Silva (entre 2003 e 2008), e cujo percurso na defesa da floresta da Amazónia lhe valeu a distinção da ONU de Embaixadora da Terra.
A Conferência EUROPARC - Montanhas Mágicas 2017 é uma iniciativa da Federação de Parques Naturais e Nacionais da Europa (EUROPARC), com sede em Regensburg (Alemanha). A organização estará a cargo da ADRIMAG - Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das serras de Montemuro, Arada e Gralheira, em colaboração com os seus parceiros locais.

Tema
"New voices, new visions, new values - for people and nature in Europe" (Novas vozes, novas visões, novos valores - para as pessoas e a natureza na Europa") é o tema da próxima Conferência EUROPARC, a realizar em Portugal, no território Montanhas Mágicas, de 6 a 10 de Setembro de 2017. O tema deste ano procura dar continuidade à dimensão humana da conferência de 2016, "We are Parks" (Nós somos Parques), realizada na Suíça, tentando ir mais longe na definição das futuras áreas de trabalho dos Parques na Europa.

Local
A Conferência tem lugar no território de intervenção da ADRIMAG, promovido sob a marca "Montanhas Mágicas", e que abrange os municípios de Arouca, Castelo de Paiva, Castro Daire, Cinfães, São Pedro do Sul, Sever do Vouga e Vale de Cambra. As Montanhas Mágicas são constituídas por quatro Sítios de Importância Comunitária da Rede Natura 2000 (serras de Montemuro, Freita e Arada e os rios Paiva e Vouga) e um Geopark Global da UNESCO (Arouca Geopark). Em Arouca, os trabalhos decorrerão no pavilhão multiusos da Escola Secundária e no Salão Nobre da Câmara Municipal.
Conferência terá Praça da Animação no Terreiro de Santa Mafalda
No final dos trabalhos de dia 7, a partir das 18h00, o Terreiro de Santa Mafalda, numa das áreas mais emblemáticas da vila, acolhe a Praça da Animação. Todos estão convidados a participar neste momento. Pela Praça da Animação irão passar expressões culturais dos sete municípios das Montanhas Mágicas e de Parques e Áreas Protegidas do Norte e Centro de Portugal. Estão, igualmente, confirmadas, as presenças das Entidades Regionais de Turismo do Porto e Norte e do Centro.

A Europarc
A Federação EUROPARC é a rede para o património natural e cultural da Europa. Fundada em Basileia, no ano de 1973, o seu trabalho tem por base a melhoria da gestão das Áreas Protegidas na Europa através da cooperação internacional, o intercâmbio de ideias e experiências, e influenciando a política.
Com sede em Regensburg (Alemanha), escritório em Bruxelas (Bélgica) e com membros activos e secções em toda a Europa, a EUROPARC procura apoiar os seus membros na conservação das Áreas Protegidas europeias. A Federação EUROPARC dedica-se à conservação da natureza e ao desenvolvimento sustentável da biodiversidade da Europa, promovendo a paisagem holística nas diversas abordagens da sua gestão.
Muitos projectos e programas foram implementados e concluídos desde que a Federação EUROPARC iniciou a sua actividade. A Federação tem contribuído significativamente para aumentar a consciência pública sobre Áreas Protegidas e estimular políticas europeias de conservação da natureza.
Actualmente, a EUROPARC representa centenas de entidades responsáveis e milhares de Áreas Protegidas em 36 países, e é reconhecida em todo o mundo como uma rede profissional de Áreas Protegidas europeias. A EUROPARC está atenta aos desafios atuais e futuros que a natureza enfrenta e todos têm uma palavra a dizer. 2017-09-01
 
Arouca

Quarta, 20 de Setembro de 2017

Actual
Temp: 13º
Vento: N a 2 km/h
Precip: 0 mm
Nublado
Qui
T 19º
V 5 km/h
Sex
T 22º
V 0 km/h
PUB.
PUB.
 
INQUÉRITO
Na sua opinião, qual a marca mais genuína da tradição da Feira das Colheitas, que este ano celebra a edição 73?
 
 
A Frase...

"Hoje somos um concelho pujante, dinâmico e atractivo"

Margarida Belém (candidata do PS à Câmara), em entrevista ao RV

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 22 visitantes online