ASSOCIATIVISMO
 
Caminhada por vales e montanhas de Mansores
 
Grupo de caminhantes
Mais de uma centena de participantes descobriram os encantos naturais da freguesia
 
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
144 Caminhantes, dos 7 aos 78 anos, percorreram, no dia 25 de Junho, uma parte da freguesia de Mansores, contemplando paisagens verdejantes num agradável clima de convívio. Para além dos mansorenses, que constituíam a maioria do grupo, juntaram-se-lhes caminhantes das freguesias de Escariz, Espiunca e Arouca, e ainda de Fajões, São Roque, Oliveira de Azeméis, Lourosa, Lobão, Santa Maria da Feira, São João da Madeira, Porto e Viseu.
O percurso iniciou-se no Centro Social Santa Cristina de Mansores, atravessou uma parte do Vale dos Reguengos, subiu à Serra da Vila, desceu a Costa e a Ribeira pelo Nascente, chegou à Bouça, onde percorreu uma vinha, ladeou alguns campos de cultivo, atravessou montanha até chegar ao marco que delimita a freguesia. Encetou-se, então, uma subida até ao lugar da Ribeira, desta vez pelo poente, atravessando montanha, cursos de água e percorrendo calçadas rurais, passou-se pelo Espinheiro e pela Vila, subiu-se à Vista Alegre e retomou-se ao local de início atravessando o monte do Crasto.
Durante a caminhada, para além da fruição de belas paisagens, os caminhantes puderam observar uma estufa de cogumelos produzidos em troncos de carvalho e uma vacaria, além de uma breve passagem por um pomar, onde se deliciaram com amoras e framboesas. Realizou-se uma paragem na Bouça para abastecimento - água, limonada, fruta, compotas, mel, tostas e broa de milho.
No final da caminhada, a maior parte dos caminhantes, aos quais se juntaram alguns familiares e amigos, almoçaram no recinto exterior do Centro Paroquial de Mansores. Foi um almoço simples (fêveras e salada no pão; fruta, gelatina, cheesecake de mirtilo; água, sumo, vinho) que decorreu num ambiente de agradável convívio.
Esta actividade, organizada pela ACRM em parceria com o CCSCM, contou com a colaboração infatigável de várias pessoas que foram determinantes para o êxito da mesma. A todos e a todas a ACRM mostrou profundo agradecimento. 2017-06-29

Agradecimentos ACRM:
A todos os que colaboraram na preparação do espaço para o almoço e aos que foram incansáveis na confecção do mesmo; À produtora das deliciosas compotas, ao fornecedor da fruta caseira e à Casinha Pousafoles, pela cedência do espaço para servir abastecimento durante a caminhada; À produtora da saborosa broa; Às patrocinadoras do pão e da carne; A todos os que contribuíram com vinho; Ao apoio na Ribeira para refrescar água e ao fornecedor de ameixas; Aos que auxiliaram com tachos, empréstimo de churrasqueira e arcas frigoríficas; À Magrimal, pelo fornecimento de bonés; À ROF, pelo fornecimento de águas; À Origem da Fruta, pelo fornecimento de melão, melancia e ananás; Ao Filipe Costa (Care Plants), pelo fornecimento de mirtilos; Aos estabelecimentos comerciais que receberam inscrições para a caminhada.

 
Arouca

Sexta, 17 de Novembro de 2017

Actual
Temp: 14º
Vento: NNE a 2 km/h
Precip: 0 mm
Nublado
Sáb
T 19º
V 2 km/h
Dom
T 17º
V 2 km/h
PUB.
PUB.
 
INQUÉRITO
Nas compras natalícias deste ano, pensa gastar...
 
 
PUB.
A Frase...

"Um apicultor tem que ter grande paixão pelas abelhas, mesmo depois de algumas picadas!"

António Azevedo, produtor de mel em Arouca, em entrevista ao RV

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 34 visitantes online