SOCIEDADE
 
Concurso popular para angariação de verbas juntou centenas em Soutelo
 
Capela de lugar da freguesia de Chave completou 25 anos e recebe festa em Agosto | NOTÍCIA COM MAIS DE 1200 VISUALIZAÇÕES
 
   Mais fotos
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
Cerca de duas centenas de pessoas marcaram presença junto da capela de Nossa Senhora de Fátima de Soutelo no passado domingo, naquela que constituiu a primeira iniciativa da Comissão de Festas de Soutelo com vista a angariar fundos para as festividades em honra de Nossa Senhora de Fátima, no lugar soutelense, nos dias 5 e 6 de Agosto, num ano em que a capela completa 25 anos de história.
O dia iniciou com alguma chuva, mas a meio do dia a meteorologia foi melhorando, num momento em que no espaço cubicular vulgarmente apelidado de ‘museu' ao lado da capela já se ia preparando o almoço e aprimorando e ultimando todos os preparativos para a tarde de convívio.
À hora marcada, 15h00, deu-se início ao mote do evento, o concurso tradicional português ‘Cagada da Vaca'. A primeira vaca, para o terceiro prémio, demorou alguns minutos a defecar e, quando o fez, atribuiu o prémio, um garnizo e um galo, ao número 708, a José Luís, do lugar de Soutelo. Caso para dizer que o prémio ficou em casa.
Enquanto saía a vaca do espaço do concurso, procedeu-se ao leilão de oferendas, até chegar, momentos depois, o segundo animal, para atribuir o 2º prémio, um presunto e uma garrafa de vinho. O animal entrou no espaço do concurso, um campo rectangular de terra batida com os quadrados devidamente formados com recurso a cal. O prémio recaiu sobre o número 547, Alberto Oliveira, da freguesia de Escariz.
Prosseguia o leilão de oferendas, devidamente acompanhado no que ao som diz respeito, com a presença da empresa ‘Arouvolume' a animar a tarde. E por falar em animação, a surpresa inscrita no cartaz do evento referia-se a uma encenação protagonizada pelo Teatro Experimental de Arouca, com uma peça que arrancou estridentes gargalhadas a quem assistiu e foi mais uma forma de convívio e boa disposição. Até a chuva se quedou na festa para assistir a este momento e depois evadiu-se.
Finda a curta chuva, entrou no rectângulo de jogo a terceira vaca que atribuiria o 1º prémio, um televisor LCD, cujo vencedor foi Carlos Adelino, da freguesia e do lugar de Chave, com o número 228.
O dia terminou muito animado, com música gravada e baile. É difícil encontrar registo de ter acontecido alguma vez tal concurso na freguesia flaviense, assim como até no concelho de Arouca, pelo que, para além da expressiva adesão das pessoas a este conceito de evento diferente, no passado domingo pode ter sido feita história. 2017-05-05 Rúben Tavares
 
Arouca

Quarta, 20 de Setembro de 2017

Actual
Temp: 14º
Vento: N a 2 km/h
Precip: 0 mm
Pouco Nublado
Qui
T 19º
V 5 km/h
Sex
T 22º
V 0 km/h
PUB.
PUB.
 
INQUÉRITO
Na sua opinião, qual a marca mais genuína da tradição da Feira das Colheitas, que este ano celebra a edição 73?
 
 
A Frase...

"Hoje somos um concelho pujante, dinâmico e atractivo"

Margarida Belém (candidata do PS à Câmara), em entrevista ao RV

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 59 visitantes online