CULTURA
 
Arte de Carlos Belém em exposição no Museu Municipal
 
A inauguração decorreu no passado dia 1 de Abril, num ambiente afectuoso em que o pintor arouquense esteve rodeado de familiares, amigos e admiradores | NOTÍCIA COM MAIS DE 1800 VISUALIZAÇÕES
 
   Mais fotos
A arte do pintor arouquense Carlos Belém está novamente em exposição no Museu Municipal de Arouca. O sentido de humor, a ironia, a cor e um universo metafórico muito próprio continuam a caracterizar as pinturas do artista. Nesta exposição, a obra de arte de Carlos Belém é uma alegoria sobre os tempos contemporâneos. A inauguração decorreu no passado dia 1 de Abril, num ambiente afectuoso em que o pintor arouquense esteve rodeado de familiares, amigos e admiradores.
"Em Belém encontramos uma relação forte entre a arquitectura e a pintura, numa convergência quase obsessiva de desenhar lugares, projectar espaços construídos em ambientes essencialmente distópicos numa relação genealógica com a memória, com a história e o lugar de habitar", escreve Fernando Matos Rodrigues, no folheto de apresentação da exposição. "É nesta ideia de transgressão e de caos original que o pintor idealiza as suas personagens, os seus modelos-personagens, homens e mulheres comuns da história, a partir de um discurso criativo e visionário sobre os lugares da história, da nossa história, integrados em narrativas desconcertantes e apaixonadamente paradoxais", descreve. "A pintura de Belém estabelece um olhar muito próprio sobre a essência das coisas, um olhar que atenta o sentido da vida na procura de uma humanidade cosmopolita e universal", remata.
Carlos Belém, pintor e cartoonista, nasceu em Arouca. Frequentou o curso de introdução às artes plásticas na Escola de Artes Decorativas Soares dos Reis, prosseguindo depois os seus estudos no curso de formação artística da Escola de Ensino Superior Artístico do Porto (CIESA) e no Curso Superior de Desenho da Escola do Ensino Superior Artístico do Porto, ESAP. É membro da (AIVAP) Associação Nacional dos Artistas Plásticos e realizou diversos trabalhos de ilustração, nomeadamente cartazes, livros e jornais. É citado com duas páginas na Enciclopédia Artes Plásticas em Portugal e seu Mercado e no Anuário Artístico. Expôs individual e colectivamente em Portugal e em vários países, dos quais se destacam Espanha, França, Grécia, Irão e Rússia.
A arte de Carlos Belém pode ser contemplada até ao dia 2 de Maio, no espaço de exposições temporárias do Museu Municipal de Arouca. A visita é gratuita. 2017-04-05


Comentários
 
 
Arouca

Quinta, 22 de Junho de 2017

Actual
Temp: 16º
Vento: NNW a 2 km/h
Precip: 0 mm
Céu Limpo
Sex
T 23º
V 3 km/h
Sáb
T 23º
V 3 km/h
PUB.
PUB.
 
INQUÉRITO
Além dos candidatos (PS, PSD-CDS e CDU) às eleições autárquicas já apresentados, acredita que ainda podem surgir outros?
 
 
A Frase...

"O meu partido é e será sempre Arouca"

Fernando Mendes, durante a cerimónia de formalização da coligação entre o PSD e o CDS-PP

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 38 visitantes online