ASSOCIATIVISMO
 
AECA reforça acções internacionais
 
Carklos Brandão em debate em Dusseldorf
Alemanha e Polónia com presença institucional dos representantes da associação empresarial
 
   Mais fotos
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site

O presidente da AECA, Carlos Brandão, a convite da organização, participou na conferência "Portugal Positivo", dirigida à diáspora portuguesa na Europa, e que se realizou este ano em Dusseldorf (Alemanha) no passado dia 13 de Novembro.
A iniciativa partiu da associação sem fins lucrativos "Bom Dia", especializada na informação digital, e estiveram presentes, entre outros, o secretário de estado da Internacionalização Eurico Brilhante Dias, a secretária de estado das comunidades Berta Nunes, presidentes de câmaras de comércio alemãs, do Luxemburgo e de Portugal, empresários e figuras de relevo ligas à cultura e às artes.
O presidente da AECA participou no painel "Economia e Empresas" e fez a apresentação da AECA e do tecido empresarial da região nomeadamente de Arouca e Vale de Cambra, onde fez um breve historial da evolução do mundo empresarial e onde realçou a enorme capacidade de resiliência dos seus empresários e o enorme esforço que estão a fazer em termos de inovação e de internacionalização e exportação.
Explicou ainda o que é o projecto MasterExport e o que está a ser feito por forma a auxiliar e a facilitar a exportação de mais empresas da região, nomeadamente as mais pequenas e com menos meios à sua disposição.
«Fica assim alavancado mais um dos objectivos desta direcção da AECA que visa uma cada vez maior aproximação entre empresas e empresários da diáspora», refere a nota de imprensa enviada ao RODA VIVA.

Missão institucional de prospecção do mercado na Polónia

No âmbito do projecto "MasterExport", no qual a Associação Empresarial de Cambra e Arouca (AECA) é promotora em parceria com a Associação Empresarial de Águeda (AEA), ao abrigo do Portugal 2020- Sistema de Apoio a Acções Colectivas (SIAC) Internacionalização, inserido no objectivo temático nº 3 "Reforçar a Competitividade das PME" do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, apoiado pelo Fundo Europeu para o Desenvolvimento Regional (FEDER), as duas associações organizaram uma missão institucional para a prospecção do mercado na Polónia, que decorreu de 8 a 11 de Novembro.
Pela AECA estiveram, o vice-presidente da direcção, Abel Oliveira, assim como Célia Oliveira, técnica coordenadora. Pela AEA estiveram, o vice-presidente da direcção Óscar Mendes, e Patrícia Gonçalves, técnica responsável de apoio ao mercado externo. A acompanhar a delegação esteve ainda Adriano Fidalgo, da Astrolábio, consultor do projecto Master Export.
A delegação empresarial encontrou-se com a PPCC - Câmara do Comércio Luso Polaca; visitou a Feira da Metalomecânica (Warsaw Industry Week Fair) que decorreu em Varsóvia, entre os dias 8 a 10 de Novembro, onde reuniu no dia 9 com o cluster da indústria da metalomecânica (o Klaster Obróbki Metali), com a representação dos dois vice-presidentes da AECA e AEA.
No mesmo dia reuniu também na cidade de Lublin, a 280 kms de Varsóvia, com o mesmo cluster (Wschodni Klaster Obróbki Metali) e a convite visitou a empresa Cewar Sp. z o.o.SP.K. (produção de metalomecânica de alta precisão).
Reuniu ainda no dia 10 de Novembro com a confederação polaca do sector da construção (Polski Związek Pracodawców Budownictwa), em Varsóvia, e com a União dos Produtores de Materiais de Construção (Związek Pracodawców Producentów Materiałów dla Budownictwa) também na capital.
A indústria destas regiões incorpora com grande compromisso na sua oferta, inovação, tecnologia e diferenciação das suas soluções, exportando uma oferta alargada de produtos e serviços.
«Com actividades desenvolvidas nas regiões de Vale de Cambra e Arouca (região Norte) e de Águeda (região Centro), a AECA e a AEA juntam-se para contribuir para os ganhos de competitividade na exportação das fileiras da Metalomecânica e do Habitat. A exportar para mercados cada vez mais competitivos, os ganhos de competências e a competição assumem maior relevância face à concorrência, e de extrema importância para todas as empresas».
«O Master Export apresenta-se com a missão de "apoiar as empresas das duas regiões em processos bem-sucedidos de internacionalização" criando canais de exportação para países com elevado potencial e geograficamente próximos e capacitá-las para se apresentarem nestes mercados com bens de maior incorporação tecnológica. Assim, o Master Export possui os seguintes mercados-alvo: Bélgica, Espanha, França, Luxemburgo e Polónia. O destino presente nesta missão foi a Polónia, depois de realizadas missões em França e Luxemburgo e participação na feira Batimat em França em Novembro de 2019».
«Esta missão apresentou um balanço extremamente positivo, tendo sido "lançadas as bases" para a organização de uma missão inversa entre as empresas de Portugal e Polónia». 2021-11-21

 
Arouca

Domingo, 05 de Dezembro de 2021

Actual
Temp: 10º
Vento: NW a 8 km/h
Precip: 0.1 mm
Aguaceiros
Seg
T 13º
V 3 km/h
Ter
T 13º
V 6 km/h
PUB.
PUB.
 
 
A Frase...

"Quanto melhor conhecermos o território, maior capacidade teremos para o gerir, preservar e valorizar"

Margarida Belém, durante a inauguração do Balcão Único do Prédio (BUPi)

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 55 visitantes online