ASSOCIATIVISMO
 
Futebol distrital pede antecipação dos apoios da autarquia
 
Estádios arouquenses estão vazios
Presidente da UD Mansores, Carlos Araújo, traz o testemunho pessoal de quem convive diariamente com um mundo adverso
 
   Mais fotos
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
Com a grande maioria do sector económico em angustiante retracção é também o desporto em geral e o futebol distrital em especial que pagam também cara factura das paragens na competição e sobretudo da solidão nas bancadas, num efeito dominó que mantém em permanente ansiedade dirigentes e atletas comprometidos com encargos e objectivos desportivos. A festa do futebol está em baixa e a preocupação aperta cada vez mais os clubes com menores recursos. Do futebol distrital, o presidente da UD Mansores, Carlos Araújo, traz-nos o testemunho pessoal de quem convive diariamente com um mundo adverso, voz dirigente que poderia ser também a de qualquer outro, tal a comunhão de dificuldades que a todos atinge. Os campeonatos da AF Aveiro foram suspensos de 22 de Novembro a 10 de Janeiro, obrigando à paragem competitiva de cinco clubes do concelho: Alvarenga, Mansores, Mosteirô, Fermedo e Vila Viçosa.

Uma pandemia de dificuldades

Pela quinta vez à frente da direção da UD Mansores, Carlos Araújo não hesita em afirmar: "esta é a fase mais difícil que vivi até hoje no futebol." Por um lado, por força da pandemia, o campeonato está atípico, "avança e pára, desregulando as competições". Por outro lado, e esta é a mais grave das facetas, as receitas estão praticamente no zero: "Não há espectadores, não há bilheteira, não há bar, os patrocinadores retraem-se, os apoios não chegam em tempo útil e os orçamentos dos clubes ressentem-se."
No futebol distrital qualquer oferta ou receita é sempre bem-vinda. Há clubes que já cortam nos prémios aos jogadores, outros vão avisando que poderão não conseguir sustentar os seus compromissos. "Tenho falado com muitos dirigentes e é nesta altura difícil que os clubes precisam de uma conjugação de esforços que nos garanta a ajuda", alerta Carlos Araújo. É que mesmo despidos de espectadores, os jogos custam taxas e despesas de arbitragem a cargo dos clubes. "A AF Aveiro devia ter mais em conta esta situação negativa vivida pelos clubes. Mas também seria uma boa opção que os subsídios de apoio às colectividades que a Câmara Municipal costuma disponibilizar para a época desportiva fossem antecipados para nos ajudar a enfrentar este problema e não deixar esse ato para o final da época", apela o dirigente mansorense. "Ajudar, o momento ideal é agora".

«Está em causa a sobrevivência social e desportiva»

O contexto actual dos clubes é "uma permanente dor de cabeça para quem os dirige, está mesmo em causa a sobrevivência social e desportiva", alertou o dirigente. Em Mansores, como em outras agremiações, a suspensão do campeonato não significou paragem absoluta. "Reduzimos os treinos para duas sessões semanais. Também falei com o grupo de trabalho e expliquei-lhe com verdade e realismo a situação complicada que estamos a enfrentar", referiu Carlos Araújo, que, ainda assim, mantém um sinalzinho de esperança de que as coisas possam melhorar. "Temos de andar constantemente em busca de soluções para podermos honrar os nossos compromissos. Com público e jogos a decorrer os patrocinadores estarão mais disponíveis. Se as ajudas nos chegarem pode ser que consigamos levar os nossos objectivos até ao fim. Sem receitas nem apoios os clubes não vão sobreviver", reiterou o líder da UD Mansores. Manuel Matos 2020-12-29


PRÓXIMOS JOGOS

DIVISÃO DE ELITE
8.ª jornada (ad. 10/01)
Alvarenga - Canedo

1ª DIVISÃO
5.ª jornada (10/01)
Mansores - ADN Regedoura
Mosteirô - Mosteirô Feira

2ª DIVISÃO
5.ª jornada (10/01)
Vila Viçosa - Mac. Cambra
Fermedo - Milheiroense

 
Arouca

Quinta, 28 de Janeiro de 2021

Actual
Temp: 12º
Vento: SE a 0 km/h
Precip: 0 mm
Nevoeiro
Sex
T 14º
V 3 km/h
Sáb
T 11º
V 10 km/h
PUB.
PUB.
 
 
A Frase...

"Os arouquenses estão preocupados com o preço da água, tal como eu estou"

Margarida Belém, presidente da CMA, em entrevista ao RV

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 42 visitantes online