SOCIEDADE
 
Autarquias do EDV entregam ventiladores ao Centro Hospitalar
 
Os autarcas ladeiam o director do CHEDV
Os seis equipamentos representam um investimento de 100 mil euros
 
   Mais fotos
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
A Associação de Municípios das Terras de Santa Maria (AMTSM) entregou, hoje, ao Centro Hospitalar de Entre Douro e Vouga (CHEDV), quatro ventiladores, estando ainda prevista a chegada de mais dois.
No contexto do combate ao surto do novo coronavírus, os cinco municípios das Terras de Santa Maria que integram o Centro Hospitalar de Entre Douro e Vouga uniram esforços para a aquisição de seis ventiladores, o que representa um investimento de 100 mil euros.
A cerimónia da entrega dos primeiros equipamentos, que decorreu no átrio do Hospital de S. Sebastião, contou com a presença dos autarcas de Arouca, Vale de Cambra, Oliveira de Azeméis, São João da Madeira e Santa Maria da Feira.
O presidente da AMTSM, Jorge Vultos Sequeira (SJM), apontou que o desejo é que os ventiladores nunca sejam utilizados, mas sublinhou a necessidade dos hospitais estarem preparados. Para o autarca sanjoanense, os municípios estão a fazer o seu dever de apoio às instituições de saúde, no sentido de aumentar a capacidade de resposta do Serviço Nacional de Saúde. Jorge Vultos Sequeira enalteceu ainda o trabalho dos profissionais de saúde, a quem expressou gratidão. Além disso, explicou que na associação não há "peritos em fazer compras de saúde", pelo que os ventiladores são fruto de diálogo com o centro hospitalar, que indicou a necessidade daqueles equipamentos e respectivos requisitos técnicos.
O autarca anfitrião, Emídio Sousa, presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, considerou que "a pandemia fortaleceu os laços de vizinhança", e manifestou apreço pela união dos autarcas "de três partidos diferentes" (Arouca, São João da Madeira, Oliveira de Azeméis - PS; Santa Maria da Feira e Espinho - PSD; Vale de Cambra - CDS).
Por sua vez, o Presidente do Conselho de Administração do CHEDV, Miguel Paiva, referiu não ser "muito normal juntar cinco presidentes de câmaras de municípios diferentes no mesmo sítio, ao mesmo tempo" e que isso "orgulha o centro hospitalar", pois "diz muito das prioridades destes municípios".
Miguel Paiva esclareceu ainda que no centro hospitalar tudo foi feito para que a população fosse atendida o melhor possível e que houve muitas alterações no funcionamento da unidade, designadamente a deslocação de ventiladores dos blocos operatórios para doentes Covid. Ficando assim justificada a necessidade destes equipamentos, numa altura em que se trabalha no retorno à actividade normal.
"Estes senhores e esta senhora tudo o que podiam fazer fizeram, foram proactivos a perguntar se faltava alguma coisa" e "quando nós sabemos que temos estes autarcas que representam o povo e percebem a nossa missão é sempre mais fácil", rematou, ladeado pelos autarcas Jorge Sequeira (SJM), José Pinheiro (VLC), Joaquim Jorge (OAZ), Emídio Sousa (SMF) e Margarida Belém.
O CHEDV recebeu, no contexto do combate à pandemia, mais de 600 mil euros em donativos, cerca de 400 mil dos quais em dinheiro e o restante em equipamentos e bens, de acordo com Miguel Paiva.
Os ventiladores foram produzidos na China e os restantes dois já se encontram em território europeu, devendo chegar a Santa Maria da Feira nos próximos dias, segundo Jorge Vultos Sequeira.
Da Associação de Municípios das Terras de Santa Maria faz também parte o município de Espinho, que pertence ao Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho.
A Associação de Municípios das Terras de Santa Maria reuniu-se várias vezes, nos últimos três meses, procurando respostas comuns no combate ao surto do novo coronavírus, adequadas, depois, a cada município. 2020-05-21 Cátia Cardoso
 
Arouca

Quarta, 20 de Janeiro de 2021

Actual
Temp: 10º
Vento: WSW a 6 km/h
Precip: 1.4 mm
Chuvas Fortes
Qui
T 12º
V 6 km/h
Sex
T 8º
V 8 km/h
PUB.
PUB.
 
 
A Frase...

"Os arouquenses estão preocupados com o preço da água, tal como eu estou"

Margarida Belém, presidente da CMA, em entrevista ao RV

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 38 visitantes online