SOCIEDADE
 
Três turmas do Agrupamento de Escariz voltaram à sala de aula
 
Escola Básica e Secundária de Escariz (foto de arquivo)
Foi feita a adaptação de horários (dos alunos e dos docentes) e ajustados os transportes
 
   Mais fotos
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
Recomeçaram hoje, dia 18, as aulas dos anos terminais (11º e 12º anos) do ensino secundário. As classificações internas bem como os exames nacionais das disciplinas específicas são os factores decisivos de ingresso ao ensino superior.
No Agrupamento de Escolas de Escariz, três turmas, num total de 56 alunos, voltaram a pisar novamente o espaço escolar depois de dois meses de ausência.
O AEE colocou em prática um Plano de Contingência que foi dado a conhecer a todos os intervenientes.
RODA VIVA falou com o director Vitor Venceslau, que detalhou todo o processo de este regresso às aulas presenciais em pleno mês de Maio.

Está tudo preparado para a reabertura da Escola?
O Agrupamento de Escolas de Escariz preparou-se cuidadosamente para o reinício do Ensino Presencial. Assim e de modo a mitigar a possibilidade de contágio, garantindo a segurança da comunidade educativa, para além de se recapitular o Plano de Contingência do Agrupamento, foram projectadas orientações para alunos e profissionais (docentes e não docentes), com base na legislação em vigor e em todas as informações/normas/orientações gerais e/ou específicas da DGS. Sublinhe-se que foi dada formação complementar através da colaboração das Forças Armadas, que estiveram na escola sede no dia 7 de Maio e, posteriormente, deixaram equipamentos de protecção individual (EPI). Foi feita a devida adaptação de horários (dos alunos e dos docentes) e, em articulação com a Câmara Municipal, ajustados os transportes. Certo é que o ensino presencial corresponderá a um trabalho redobrado por parte dos docentes, dividindo o seu tempo entre as aulas presenciais e à distância (para os anos que continuam em casa).

Quantas turmas vão ter aulas? E alunos?
No Agrupamento de Escolas de Escariz, regressaram ao Ensino Presencial três turmas do ensino secundário, respeitante aos alunos do 11.º e 12.º ano de escolaridade, num total de 56.

Houve necessidade de contratar professores?
Até ao momento não temos indicação de qualquer falta de docentes que suscite a necessidade de novas contratações.

Qual o maior receio que têm com a reabertura das aulas?
As aulas presenciais retomaram, com várias medidas de segurança, protecção e higiene. As portas do Agrupamento abriram-se para os alunos do 11.º e 12.º ano de escolaridade. Todos entraram com máscara e foram obrigados a desinfectar as mãos. Tudo foi pensado ao pormenor: distribuição de turmas por salas; organização de horários; entradas e intervalos desfasados... No entanto, o optimismo mistura-se, naturalmente, com o receio de alguma situação de contágio. O bem-estar e a saúde da comunidade educativa estão sempre em primeiro lugar no pensamento da direcção do Agrupamento e esta preocupação leva-nos a exigir de todos o cumprimento rigoroso de todas as medidas sanitárias, que são também claramente medidas cívicas. RV 2020-05-18

 
Arouca

Domingo, 07 de Junho de 2020

Actual
Temp: 14º
Vento: W a 2 km/h
Precip: 0.1 mm
Nublado
Seg
T 19º
V 3 km/h
Ter
T 21º
V 0 km/h
PUB.
PUB.
 
 
A Frase...

"Ninguém, no governo actual, está a fazer um favor a Arouca mas sim a fazer-se justiça a um concelho, a um povo"

Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas, durante a consignação da estrada Escariz / A32

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 23 visitantes online