SOCIEDADE
 
'Arouca Agrícola' entre os projectos inovadores ligados ao meio rural
 
Entrega de prémios na sede do Crédito Agrícola
Galardão de reconhecimento especial atribuído pelo Crédito Agrícola
 
   Mais fotos
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
Já são conhecidos os vencedores da 6ª edição do Prémio Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola que distingue projectos inovadores, ligados ao meio rural e desenvolvidos no nosso país. Aos projectos vencedores em cada uma das três categorias e duas distinções de reconhecimento especial foram atribuídos 25 mil euros (5 mil euros a cada projecto), numa cerimónia que contou com a presença do secretário de estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Nuno Russo.
O projecto ChestWine é o vencedor na categoria Produção, Transformação e Comercialização. Ao utilizar a flor de castanheiro como conservante natural isento de toxicidade para o vinho, cria uma alternativa aos sulfitos adicionados e proporciona ao consumidor um vinho biodinâmico, diferenciado, seguro e portador de propriedades bioactivas.
O projecto ChestWine, do Instituto Politécnico de Bragança, é também vencedor da distinção Born From Knowledge - BfK AWARDS, que visa distinguir a entidade ou projecto que mais se destaque em actividades de Investigação & Desenvolvimento (I&D). A distinção BfK AWARDS é uma das iniciativas do programa Born From Knowledge (BfK), um programa de valorização do conhecimento científico e tecnológico promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior através da Agência Nacional de Inovação. Através da associação a concursos e/ou prémios de inovação existentes, distingue projectos que "nasçam do conhecimento" e empresas que mais se destaquem em actividades de Investigação & Desenvolvimento (I&D). A entrega da distinção BfK Awards ficou a cargo Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Sobrinho Teixeira.
Já na categoria Desenvolvimento Rural foi premiado o projecto Forest Supervisor. Este projecto consiste num sistema de detecção de fogos florestais que analisam: temperatura, humidade, CO2, direcção e velocidade do vento. Através de sensores de inteligência artificial detectam e prevêem fogos 24/7. É uma solução de fácil instalação, com um grande raio de abrangência (300m vs. 20m convencional) e com bom equilíbrio entre custo e eficácia.
O projecto Phytoalgae é o vencedor da categoria Jovem Empresário Rural. Tem o objectivo de produzir biomoléculas essenciais para a saúde humana, através do reaproveitamento dos resíduos agroindustriais para a produção biológica de microalgas endémicas da Região Autónoma da Madeira.
Na distinção Inovação em Parceria: Grupos Operacionais, o prémio foi atribuído à Waste2Value, que faz a valorização de subprodutos da actividade agrícola através da produção de alimentos compostos para animais, plásticos biodegradáveis e tratamento de efluentes animais.
Por último, o prémio de reconhecimento especial para a candidatura promovida por Associado do CA foi atribuído ao projecto 'Arouca Agrícola', uma estratégia municipal de melhoria das práticas agrícolas no território, que visa estimular o modo de produção biológico, apoiando o escoamento de produtos diferenciados (património genético e variedades regionais) e criando dinâmicas na vertente educativa (ambiental e alimentar), social (quintas terapêuticas) e turística (turismo agrícola).
O Prémio Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola é organizado pelo Crédito Agrícola e pela INOVISA, em articulação com a Rede Rural Nacional.
Este é o sexto ano consecutivo que o Crédito Agrícola apoia os empreendedores e os seus projectos inovadores, numa iniciativa que pretende contribuir para a modernização, a competitividade e o crescimento do sector agrícola em Portugal. 2019-12-06
 
Arouca

Quarta, 30 de Setembro de 2020

Actual
Temp: 18º
Vento: NE a 0 km/h
Precip: 0 mm
Nublado
Qui
T 16º
V 5 km/h
Sex
T 14º
V 10 km/h
PUB.
PUB.
 
 
A Frase...

"O município desinvestiu nos jovens"

Ricardo Martins, lider da Juventude Popular, em entrevista ao RV

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 15 visitantes online