CULTURA
 
Filme sobre Tony Carreira abre 17º Arouca Film Festival
 
Evento arrancou na quinta-feira, dia 5, com pré-abertura na cidade de São João da Madeira
 
   Mais fotos
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
O documentário "Tony", sobre o cantor Tony Carreira, realizado por Jorge Pelicano e que conta com a arouquense Rosa Silva na produção, abrirá a 17ª edição do Arouca Film Festival, na próxima sexta-feira, dia 13.
O festival arrancou na quinta-feira, dia 5, com pré-abertura na cidade de São João da Madeira, no âmbito do projecto Cine S. João, do qual o Cine Clube de Arouca é parceiro, tendo sido projectado o filme "Quero-te Tanto", de Vicente Alves do Ó que integra a competição da nova categoria do festival: longas metragens.
"A ideia é fazer crescer o festival e fazê-lo crescer não só no território de Arouca mas também nos concelhos vizinhos, já temos cá um projecto solidificado de promoção do cinema português e, portanto, faz sentido avançar com o festival aqui em São João da Madeira", explicou João Rita, director do evento, ao RODA VIVA, momentos depois da pré-abertura.
O director do Arouca Film Festival considerou que "a pré-abertura decorreu dentro das expectativas, muitíssimo bem, tendo sido uma aposta ganha".
O festival de cinema de Arouca terá outros eventos "fora de portas".
"Vale de Cambra e o Porto também terão sessões específicas, umas com idosos, outras com crianças", informou João Rita, acrescentando que, em Arouca, serão visitadas igualmente algumas instituições.
Dos cerca de 700 filmes recebidos, o júri seleccionou 55 obras para integrarem a selecção oficial do evento que contará com algumas estreias nacionais, como "Lupo", de Pedro Lino.
"Esta edição vai ser a melhor e maior de todos os tempos do festival de cinema de Arouca, o festival está a crescer em número de dias, vai a outras localidades e para os próximos anos prevemos um festival de dimensão mais internacional do que temos conseguido, a aposta vai ser muito forte. Há elementos que não queremos revelar, mas o festival vai ter um boom, para o evento e para Arouca", referiu o director, salientado que o evento tem já uma "estrutura sólida", sendo, no entanto, necessário "encontrar apoios necessários, inclusive o da autarquia de Arouca", que João Rita considera que "tem de ser repensado".
Sobre os apoios da autarquia ao festival, e sobre a descentralização do evento, João Rita acredita que o nome "Arouca Film Festival" não está, para já, em causa.
"Conheço os apoios do Cine Clube de Arouca e precisamos de muito mais. O nome é a nossa marca, mas ser realizado em Arouca ou noutro local é uma questão em aberto, eu tudo farei para que continue a ser dos arouquenses e de Arouca", disse.
Relativamente à programação da edição deste ano, o director do certame revela que "o ponto forte é a cerimónia de abertura, que contará com uma série de surpresas, com parcerias que já existiam, com grupos locais, mas que foram reforçadas em conteúdo e rigor".
"Vai ser uma sexta-feira 13 especial, com muita magia, tal como o nosso spot de abertura que apela à magia, aos sonhos, ao facto de todos termos dentro de nós um super-herói", afirmou.
À semelhança dos anos anteriores, o Arouca Film Festival contará com as sessões competitivas, workshops, visitas guiadas e convidados da área do cinema.
Jorge Pelicano e Rosa Silva estarão presentes na abertura, e durante todo o fim-de-semana, já que o festival vai encerrar, no domingo, com projecção e conversa sobre o filme "Até que o Porno nos Separe", igualmente realizado por Jorge Pelicano e produzido por Rosa Silva.
"Tony" é o documentário português mais visto de sempre, e retrata a vida profissional e pessoal do cantor de "Sonhos de Menino", que se encontra actualmente em pausa na carreira. Cátia Cardoso 2019-09-07
 
Arouca

Quinta, 05 de Dezembro de 2019

Actual
Temp: 8º
Vento: ESE a 3 km/h
Precip: 0 mm
Pouco Nublado
Sex
T 14º
V 0 km/h
Sáb
T 15º
V 2 km/h
PUB.
PUB.
 
 
A Frase...

"Os Passadiços do Paiva deram um impulso significativo à dinâmica turística do nosso Município e de toda a região"

Margarida Belém, após receber novo galardão a premiar os Passadiços nos 'óscares' do Turismo 2019

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 30 visitantes online