SOCIEDADE
 
Júlio Caseiro soma prémios de arquitectura
 
Júlio Caseiro com os três troféus de arquitectura
Duas das distinções são de âmbito internacional e de projecto em Arouca
 
   Mais fotos
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
O arquitecto e docente em Arouca, Júlio Caseiro, vê reconhecida nacional e internacionalmente a sua obra de arquitectura com a atribuição de três prémios.
O mais recente prémio foi o "Best Residential Architecture Practice" (melhor desempenho em arquitectura residencial), atribuído pela "Build Architecture Awards 2019", no Reino Unido.
Também de âmbito internacional foi o prémio "Platinium Muse Design Awards - Architecture - Sustainable Living / Green" (da MUSE design awards 2019, Estados Unidos da América), arrecadado este ano com o projecto de empreendimento turístico "Quintãs Farm House", localizado muito próximo do centro histórico da vila de Arouca. Este mesmo trabalho de arquitectura já tinha sido contemplado em 2018 com o "Prémio Nacional de Reabilitação Urbana", como a "Melhor Solução de Eficiência Energética".
António Júlio Caseiro Moreira reside no lugar de Sá, freguesia de Santa Eulália. Academicamente, concluiu o curso complementar de "Artes do Fogo " (Cerâmica e Metais) da Escola Secundária Soares dos Reis, no Porto, em 1983, a licenciatura em Artes Plásticas - Pintura, pela Escola Superior de Belas Artes do Porto, em 1989, e Arquitectura pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, em 2000. O último percurso da formação foi o mestrado em Arquitectura, obtido na EUAC, de Coimbra, em 2014.
Num percurso que já conta com diversas obras edificadas, em 2017 concluiria o projecto que lhe deu notoriedade nacional, o "Quintãs Farm Houses", propriedade de Jorge Alexandre Ferreira.
Segundo o autor, "o principal objectivo desta proposta arquitectónica do Quintãs Farm Houses foi o de a integrar no seu meio envolvente, reabilitando-o com uma nova organização espacial e formal, e sem olvidar o recurso construtivo e formal de inequívoca referência à ruralidade do concelho de Arouca". Para isso estudou "a arquitectura vernacular, em particular, o canastro e a eira, que foram os exemplos seleccionados para presidir à elaboração deste projecto arquitectónico".
"Nas Quintãs Farm Houses preferenciou-se a singularidade, a unidade, o equilíbrio e a harmonia de formas, espaços, materiais e cores, sempre sob o domínio da luz natural", afirmou Caseiro ao RODA VIVA, acrescentado que "com naturalidade, foi com agrado e honra que vi esta obra ser premiada". RV 2019-08-04
 
Arouca

Segunda, 23 de Setembro de 2019

Actual
Temp: 18º
Vento: S a 3 km/h
Precip: 0 mm
Muito Nublado
Ter
T 19º
V 5 km/h
Qua
T 17º
V 5 km/h
PUB.
PUB.
 
 
A Frase...

"Há hoje, de forma directa, uma melhor resposta à doença"

António Alves, director executivo do ACES Feira/Arouca, em entrevista ao RV

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 30 visitantes online