POLÍTICA
 
Eleições PE: Presidente do PSD Arouca liga o distrito à Europa
 
Rui Vilar
OPINIÃO | «Como aspecto negativo o esquecimento dos concelhos do interior»
 
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
Em Aveiro, o PSD marca a diferença!

Aveiro é um distrito europeu por excelência. Seja no campo da morfologia do nosso território e paisagem, onde se reflecte um pouco de tudo, que vai desde os vales serranos de Arouca e Vale de Cambra, do majestoso Douro em Castelo de Paiva, à fantástica costa atlântica que nos liga de Espinho a Vagos. Tudo interligado com territórios de morfologia mais urbana e industrial, bem como nos atractivos turísticos cada vez mais em voga em todo o nosso distrito, com o expoente máximo na nossa capital de distrito, a cidade de Aveiro. Aliás é com agrado que vejo a proposta para denominar parte da Estrada Nacional 109, uma estrada emblemática que atravessa o nosso distrito, como Avenida Europa, bem como iniciativas como a Maratona da Europa, realizada em Abril passado.
No plano das infraestruturas e acessibilidades, o distrito prima pela qualidade e diversidade, pois é atravessado por várias redes viárias nacionais, quer rodoviárias quer ferroviárias. No entanto, não podemos deixar de destacar como aspecto negativo o esquecimento dos concelhos do interior, no que às redes viárias diz respeito, com os exemplos flagrantes de Castelo de Paiva e Arouca, que clamam há vários anos por acessos condignos ao litoral. Na economia somos um dos distritos mais fortes do país, apenas superado em muitos dos índices por Lisboa e Porto. Somos um dos distritos mais exportadores, com uma forte vocação europeia, resultado de uma notória e robusta tradição empresarial. Aqui predominam as indústrias transformadoras e o comércio, bem como o sector das pescas, sendo que nos últimos anos têm surgido vários produtores de bens de forte componente tecnológica, impulsionados pela Universidade de Aveiro e pelos seus polos tecnológicos existentes no distrito. Urge por isso pensarmos Aveiro enquanto país, mas também enquanto Europa, assim como o nosso papel na União Europeia. Por esse facto, é importantíssimo que todos participem no próximo acto eleitoral do dia 26 de maio, as Eleições Europeias.
Numa altura e numa eleição onde os números da abstenção batem recordes, penso que os cidadãos devem olhar para a Europa e para a sua importância de uma forma transversal. Devemos analisar a União Europeia desde a sua fundação e enaltecer a sua mais-valia - a segurança e a paz -, sendo que também devemos olhar para a vertente de sermos uma potência enquanto um todo, enquanto bloco de países, em que o auxílio mútuo para um desígnio comum confere maior peso negocial. Devemos, ainda, examinar a Europa e o seu potencial como poderosa plataforma económica para todo o mundo. Atentemos no recente exemplo do Brexit, enquanto desmembramento, para dar nas urnas uma resposta cabal, a de que gostamos do projecto europeu, nos identificamos com ele e queremos fazer parte dele. E essa resposta será dada ao exercermos o nosso direito de voto no próximo dia 26 de Maio. Fica o apelo!
Por fim, desafio todos os eleitores do nosso distrito a olharem para as listas candidatas. Infelizmente, quando analisamos as listas dos principais partidos que concorrem as estas eleições, não podemos deixar de destacar negativamente a ausência de candidatos do nosso distrito em lugares elegíveis, com a excepção da lista do PSD, onde temos a Ana Miguel dos Santos. A Ana Miguel dos Santos é natural de Águeda, é jurista e académica com experiência política na área da Defesa e da Segurança. Tal como acima referi, nunca nos devemos esquecer que esse é um dos princípios basilares da União Europeia, sendo que dessa forma a referida candidata consubstancia uma excelente aposta do PSD e do distrito de Aveiro para essas áreas. Cabe-nos a nós, enquanto eleitores, reconhecer este excelente quadro do nosso distrito e a aposta do PSD, de Paulo Rangel e, no plano distrital, da estrutura liderada por Salvador Malheiro, com o nosso voto para ajudarmos a eleger a "nossa" Ana Miguel dos Santos como Deputada ao Parlamento Europeu. Vamos a isso!
Rui Vilar
Empresário, Presidente do PSD Arouca.
 
Arouca

Segunda, 22 de Julho de 2019

Actual
Temp: 22º
Vento: ESE a 0 km/h
Precip: 0 mm
Céu Limpo
Ter
T 26º
V 3 km/h
Qua
T 28º
V 2 km/h
PUB.
PUB.
 
INQUÉRITO
A providência cautelar interposta pela Lista A às eleições do FCA vai ter como desfecho o...
 
 
A Frase...

"Mansores está em contra-ciclo, no próximo ano lectivo vamos abrir duas salas de ensino pré-escolar com quarenta crianças"

Jorge Oliveira, presidente da JF Mansores, em declarações ao RV

PUB.
EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 12 visitantes online