POLÍTICA
 
Eleições PE: Presidente do PSD Arouca liga o distrito à Europa
 
Rui Vilar
OPINIÃO | «Como aspecto negativo o esquecimento dos concelhos do interior»
 
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
Em Aveiro, o PSD marca a diferença!

Aveiro é um distrito europeu por excelência. Seja no campo da morfologia do nosso território e paisagem, onde se reflecte um pouco de tudo, que vai desde os vales serranos de Arouca e Vale de Cambra, do majestoso Douro em Castelo de Paiva, à fantástica costa atlântica que nos liga de Espinho a Vagos. Tudo interligado com territórios de morfologia mais urbana e industrial, bem como nos atractivos turísticos cada vez mais em voga em todo o nosso distrito, com o expoente máximo na nossa capital de distrito, a cidade de Aveiro. Aliás é com agrado que vejo a proposta para denominar parte da Estrada Nacional 109, uma estrada emblemática que atravessa o nosso distrito, como Avenida Europa, bem como iniciativas como a Maratona da Europa, realizada em Abril passado.
No plano das infraestruturas e acessibilidades, o distrito prima pela qualidade e diversidade, pois é atravessado por várias redes viárias nacionais, quer rodoviárias quer ferroviárias. No entanto, não podemos deixar de destacar como aspecto negativo o esquecimento dos concelhos do interior, no que às redes viárias diz respeito, com os exemplos flagrantes de Castelo de Paiva e Arouca, que clamam há vários anos por acessos condignos ao litoral. Na economia somos um dos distritos mais fortes do país, apenas superado em muitos dos índices por Lisboa e Porto. Somos um dos distritos mais exportadores, com uma forte vocação europeia, resultado de uma notória e robusta tradição empresarial. Aqui predominam as indústrias transformadoras e o comércio, bem como o sector das pescas, sendo que nos últimos anos têm surgido vários produtores de bens de forte componente tecnológica, impulsionados pela Universidade de Aveiro e pelos seus polos tecnológicos existentes no distrito. Urge por isso pensarmos Aveiro enquanto país, mas também enquanto Europa, assim como o nosso papel na União Europeia. Por esse facto, é importantíssimo que todos participem no próximo acto eleitoral do dia 26 de maio, as Eleições Europeias.
Numa altura e numa eleição onde os números da abstenção batem recordes, penso que os cidadãos devem olhar para a Europa e para a sua importância de uma forma transversal. Devemos analisar a União Europeia desde a sua fundação e enaltecer a sua mais-valia - a segurança e a paz -, sendo que também devemos olhar para a vertente de sermos uma potência enquanto um todo, enquanto bloco de países, em que o auxílio mútuo para um desígnio comum confere maior peso negocial. Devemos, ainda, examinar a Europa e o seu potencial como poderosa plataforma económica para todo o mundo. Atentemos no recente exemplo do Brexit, enquanto desmembramento, para dar nas urnas uma resposta cabal, a de que gostamos do projecto europeu, nos identificamos com ele e queremos fazer parte dele. E essa resposta será dada ao exercermos o nosso direito de voto no próximo dia 26 de Maio. Fica o apelo!
Por fim, desafio todos os eleitores do nosso distrito a olharem para as listas candidatas. Infelizmente, quando analisamos as listas dos principais partidos que concorrem as estas eleições, não podemos deixar de destacar negativamente a ausência de candidatos do nosso distrito em lugares elegíveis, com a excepção da lista do PSD, onde temos a Ana Miguel dos Santos. A Ana Miguel dos Santos é natural de Águeda, é jurista e académica com experiência política na área da Defesa e da Segurança. Tal como acima referi, nunca nos devemos esquecer que esse é um dos princípios basilares da União Europeia, sendo que dessa forma a referida candidata consubstancia uma excelente aposta do PSD e do distrito de Aveiro para essas áreas. Cabe-nos a nós, enquanto eleitores, reconhecer este excelente quadro do nosso distrito e a aposta do PSD, de Paulo Rangel e, no plano distrital, da estrutura liderada por Salvador Malheiro, com o nosso voto para ajudarmos a eleger a "nossa" Ana Miguel dos Santos como Deputada ao Parlamento Europeu. Vamos a isso!
Rui Vilar
Empresário, Presidente do PSD Arouca.
 
Arouca

Segunda, 23 de Setembro de 2019

Actual
Temp: 13º
Vento: SSE a 2 km/h
Precip: 0 mm
Muito Nublado
Ter
T 19º
V 5 km/h
Qua
T 17º
V 5 km/h
PUB.
PUB.
 
 
A Frase...

"Há hoje, de forma directa, uma melhor resposta à doença"

António Alves, director executivo do ACES Feira/Arouca, em entrevista ao RV

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 33 visitantes online