SOCIEDADE
 
Empresários ajudam alunos de Arouca a pensar a vertente profissional
 
Primeira sessão decorreu no auditório da Escola Secundária de Arouca
Ilustraram os seus contextos de actividade quanto à oferta e às possibilidades de estágios e de trabalho
 
   Mais fotos
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
O crescimento da oferta de ensino e formação profissional no contexto escolar tem potenciado o surgimento de iniciativas que visam aproximar a escola e o meio empresarial, os alunos e os empresários. Com uma agenda que se estenderá a todos os cursos profissionais leccionados no Agrupamento de Escolas de Arouca, coube ao Curso de Multimédia (director de curso, professor Carlos Gonçalves) organizar o arranque das jornadas de formação com empresários da região - "Open Day.Pro. Training" -, sessão primeira que decorreu em Janeiro, no auditório da Escola Secundária de Arouca, também com a presença dos directores dos vários cursos profissionais. Grazia Santiago, docente coordenadora dos cursos profissionais deste estabelecimento de ensino arouquense, abriu a manhã de trabalhos, contextualizando a elevada importância da iniciativa promovida pelos docentes e alunos para um melhor conhecimento quanto à oferta e à valorização da formação profissional, às necessidades do tecido empresarial e à abertura do leque de oportunidades para os jovens que optam por vias profissionalizantes, directamente vocacionadas para a inserção no mercado de trabalho. Acolhimento de estágios (FCT-Formação em Contexto de Trabalho) e oportunidades de emprego fazem das empresas e outras organizações parceiros privilegiados das instituições escolares que ministram vias profissionalizantes.

AECA no apoio às escolas

Em representação dos empresários e moderador dos vários painéis, Carlos Brandão (empresa Chatron), presidente da Associação Empresarial de Cambra e Arouca (AECA), enalteceu a realização do evento que aproxima a escola e as empresas e dirigiu aos jovens alunos conhecimentos e orientações sobre a importância da aquisição e desenvolvimento de boas competências pessoais e profissionais, num universo empresarial cada vez mais inovador, exigente e competitivo. "A AECA, como entidade parceira da escola e deste evento, estará sempre disponível para apoiar os nossos jovens e a sua inserção no mundo empresarial", referiu o representante da associação empresarial. Seguidamente, foi dada voz a algumas empresas, que proporcionaram aos formandos informações sobre o seu ramo de actividade e as correspondentes necessidades de mão-de-obra qualificada em comunicação exterior e interior nas mais diversas plataformas virtuais.

Empresas podem ser parceiros privilegiados das escolas

Eixo de Corda (empresa de organização, realização e promoção de eventos educativos, sociais, culturais e desportivos), Madeira Rivães (empresa de transformação e comercialização de madeiras), Sportflash (empresa de fotografia desportiva), Clube do Paiva (empresa de actividades ao ar livre de referência que atua no rio Paiva) e Caixa de Crédito Agrícola (um dos principais grupos financeiros portugueses) ilustraram os seus contextos de actividade quanto à oferta e às possibilidades de estágios e de trabalho para jovens da formação multimédia, área profissional a que se dirigiu este primeiro encontro. Sob a moderação do docente Vitor Correia, a jornada formativa terminou com apresentações da aluna Fátima Pereira, exemplificativas de provas de aptidão profissional (PAP) de alunos de multimédia desenvolvidas na escola. No discurso de encerramento, a subdirectora do AE Arouca, Amélia Rodrigues, agradeceu aos participantes e reiterou a máxima pertinência do encontro para a sensibilização e esclarecimento dos alunos. O dia dedicado à interacção entre alunos e empresários, que teve no apoio à organização os alunos do curso profissional de Turismo, terminou com um momento de convívio no Restaurante Pedagógico, espaço de aprendizagem escolar que é "contexto de trabalho" dos alunos dos cursos de Restauração. 2019-02-01 Manuel Sousa
 
Arouca

Sábado, 23 de Fevereiro de 2019

Actual
Temp: 12º
Vento: ESE a 2 km/h
Precip: 0 mm
Nublado
Dom
T 19º
V 3 km/h
Seg
T 20º
V 2 km/h
PUB.
PUB.
 
INQUÉRITO
Concorda com novas plantações de eucaliptos no concelho de Arouca?
 
 
A Frase...

"O voto nas Assembleia Municipais obedece aos meus fregueses, e não ao partido"

Hélio Soares, autarca de Santa Eulália, em entrevista ao RV

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 29 visitantes online