SOCIEDADE
 
Empresários ajudam alunos de Arouca a pensar a vertente profissional
 
Primeira sessão decorreu no auditório da Escola Secundária de Arouca
Ilustraram os seus contextos de actividade quanto à oferta e às possibilidades de estágios e de trabalho
 
   Mais fotos
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
O crescimento da oferta de ensino e formação profissional no contexto escolar tem potenciado o surgimento de iniciativas que visam aproximar a escola e o meio empresarial, os alunos e os empresários. Com uma agenda que se estenderá a todos os cursos profissionais leccionados no Agrupamento de Escolas de Arouca, coube ao Curso de Multimédia (director de curso, professor Carlos Gonçalves) organizar o arranque das jornadas de formação com empresários da região - "Open Day.Pro. Training" -, sessão primeira que decorreu em Janeiro, no auditório da Escola Secundária de Arouca, também com a presença dos directores dos vários cursos profissionais. Grazia Santiago, docente coordenadora dos cursos profissionais deste estabelecimento de ensino arouquense, abriu a manhã de trabalhos, contextualizando a elevada importância da iniciativa promovida pelos docentes e alunos para um melhor conhecimento quanto à oferta e à valorização da formação profissional, às necessidades do tecido empresarial e à abertura do leque de oportunidades para os jovens que optam por vias profissionalizantes, directamente vocacionadas para a inserção no mercado de trabalho. Acolhimento de estágios (FCT-Formação em Contexto de Trabalho) e oportunidades de emprego fazem das empresas e outras organizações parceiros privilegiados das instituições escolares que ministram vias profissionalizantes.

AECA no apoio às escolas

Em representação dos empresários e moderador dos vários painéis, Carlos Brandão (empresa Chatron), presidente da Associação Empresarial de Cambra e Arouca (AECA), enalteceu a realização do evento que aproxima a escola e as empresas e dirigiu aos jovens alunos conhecimentos e orientações sobre a importância da aquisição e desenvolvimento de boas competências pessoais e profissionais, num universo empresarial cada vez mais inovador, exigente e competitivo. "A AECA, como entidade parceira da escola e deste evento, estará sempre disponível para apoiar os nossos jovens e a sua inserção no mundo empresarial", referiu o representante da associação empresarial. Seguidamente, foi dada voz a algumas empresas, que proporcionaram aos formandos informações sobre o seu ramo de actividade e as correspondentes necessidades de mão-de-obra qualificada em comunicação exterior e interior nas mais diversas plataformas virtuais.

Empresas podem ser parceiros privilegiados das escolas

Eixo de Corda (empresa de organização, realização e promoção de eventos educativos, sociais, culturais e desportivos), Madeira Rivães (empresa de transformação e comercialização de madeiras), Sportflash (empresa de fotografia desportiva), Clube do Paiva (empresa de actividades ao ar livre de referência que atua no rio Paiva) e Caixa de Crédito Agrícola (um dos principais grupos financeiros portugueses) ilustraram os seus contextos de actividade quanto à oferta e às possibilidades de estágios e de trabalho para jovens da formação multimédia, área profissional a que se dirigiu este primeiro encontro. Sob a moderação do docente Vitor Correia, a jornada formativa terminou com apresentações da aluna Fátima Pereira, exemplificativas de provas de aptidão profissional (PAP) de alunos de multimédia desenvolvidas na escola. No discurso de encerramento, a subdirectora do AE Arouca, Amélia Rodrigues, agradeceu aos participantes e reiterou a máxima pertinência do encontro para a sensibilização e esclarecimento dos alunos. O dia dedicado à interacção entre alunos e empresários, que teve no apoio à organização os alunos do curso profissional de Turismo, terminou com um momento de convívio no Restaurante Pedagógico, espaço de aprendizagem escolar que é "contexto de trabalho" dos alunos dos cursos de Restauração. 2019-02-01 Manuel Sousa
 
Arouca

Segunda, 22 de Julho de 2019

Actual
Temp: 23º
Vento: E a 0 km/h
Precip: 0 mm
Céu Limpo
Ter
T 26º
V 3 km/h
Qua
T 28º
V 2 km/h
PUB.
PUB.
 
INQUÉRITO
A providência cautelar interposta pela Lista A às eleições do FCA vai ter como desfecho o...
 
 
A Frase...

"Mansores está em contra-ciclo, no próximo ano lectivo vamos abrir duas salas de ensino pré-escolar com quarenta crianças"

Jorge Oliveira, presidente da JF Mansores, em declarações ao RV

PUB.
EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 18 visitantes online