SOCIEDADE
 
Órgão do Mosteiro de Arouca celebra 275 anos
 
A Real Irmandade da Rainha Santa Mafalda vai promover três concertos no Cadeiral
 
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
Considerado pelos especialistas como um dos instrumentos mais importantes da escola de organaria ibéria em todo o mundo, o Órgão de Tubos do Mosteiro de Arouca celebra 275 anos. Para comemorar a data, a Real Irmandade da Rainha Santa Mafalda, com o apoio da Câmara Municipal de Arouca, promove três concertos no Cadeiral do Mosteiro. O primeiro, de órgão e sopros, realiza-se já no próximo dia 7 de Julho (sábado), pelas 21h00, e será protagonizado pelo grupo musical "Ventos do Atlântico".
O segundo concerto está agendado para 13 de Outubro (sábado) e o terceiro para 24 de Novembro (sábado), ambos às 21h00, no Cadeiral do Mosteiro.
O Órgão de Tubos do Mosteiro de Arouca data de 1743 e foi construído por Manuel Benito Gómes, organeiro de Valladolid. Contam-se-lhe 1352 tubos, regulados por 24 registos. Este órgão é notável não apenas pela sua sonoridade como pela sua textura organística, implantação no espaço e decoração. Situado entre o coro das freiras e a igreja do mosteiro, permite ao mesmo tempo tornar-se um instrumento de concerto e um instrumento para a liturgia. Está implantado numa estrutura de talha prolicromada que associa a beleza pictórica à qualidade sonora. GCCMA 2018-07-03
 
Arouca

Segunda, 25 de Março de 2019

Actual
Temp: 21º
Vento: ENE a 3 km/h
Precip: 0 mm
Céu Limpo
Ter
T 17º
V 8 km/h
Qua
T 17º
V 5 km/h
PUB.
PUB.
 
INQUÉRITO
O actual governo ainda vai lançar novo concurso para o troço Escariz/A32?
 
 
A Frase...

"Numa freguesia extensa (35 km2), torna-se difícil a gestão de todos os espaços públicos"

Joaquim Cunha, autarca de Canelas-Espiunca, em entrevista ao RV

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 29 visitantes online