SOCIEDADE
 
Agrupamento de Escolas de Arouca promove Semana da Europa
 
Hastear das bandeiras dos países da UE no parque central da vila de Arouca
União Europeia mais perto dos alunos e da comunidade
 
   Mais fotos
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
As comemorações da Semana da Europa, promovidas pelo Agrupamento de Escolas de Arouca, (AEA) começaram ontem, dia 9 de Maio - Dia da Europa - com o Hastear das Bandeiras da União Europeia no parque do centro histórico da vila, cerimónia em que os alunos do ensino secundário, embaixadores juniores da escola, foram os principais intervenientes. O arranque das celebrações foi acompanhado pela directora do AEA, Adília Cruz, pela presidente da Câmara Municipal, Margarida Belém, pela vereadora da Educação e Cultura, Maria Fernanda Oliveira, e António Carlos Duarte, coordenador executivo da Associação Geoparque Arouca.
Programadas e coordenadas pela equipa do Programa Escola Embaixadora do Parlamento Europeu (PEEPE) do agrupamento, as actividades dedicadas à União Europeia e ao Ano Europeu do Património Cultural decorrem dentro e fora do espaço escolar e estendem-se ao longo do mês de Maio, envolvendo toda a comunidade educativa. O novo projecto escolar de promoção do conhecimento da UE, dos seus valores e da cidadania activa junto dos jovens teve início no ano lectivo anterior e prossegue em 2018 com um leque de iniciativas que incluem ainda sessões de divulgação, exposições, jogos, concursos e gastronomia.

Comércio na onda europeia
Vinte e nove estabelecimentos comerciais da vila aderiram ao convite europeu da escola e integram a segunda edição de um Roteiro de Montras alusivas à Europa e a cada um dos Estados-membros. "Fico feliz por a escola ter estas iniciativas porque põe a vila e o comércio em movimento e também a aprender. Nem sempre há conhecimento suficiente sobre a Europa e elaborar as montras faz-nos pesquisar e descobrir os hábitos e a cultura de outros países. Além disso, liga a escola à nossa comunidade. É uma boa experiência de cidadania", testemunhou Clara Gomes, uma das empresárias locais que voltou a aceitar o desafio e renovou a sua adesão ao projecto. «A Europa é aqui», lê-se no logótipo que identifica os estabelecimentos aderentes.

Alunos em Estrasburgo, eurodeputado Paulo Rangel na escola

O Programa Escola Embaixadora do Parlamento Europeu ao qual o agrupamento se candidatou tem estado em crescendo, contando já 56 alunos (os embaixadores juniores) e 8 professores (os embaixadores seniores), equipa alargada mais directamente envolvida na dinâmica pedagógica. "Por trás de toda esta movimentação há uma necessidade concreta de aumentar o índice de participação dos portugueses e dos povos europeus já nas eleições de 2019. Daí que o público-alvo do programa sejam os alunos do ensino secundário", explicou Olga Soares, uma das docentes coordenadoras do programa no agrupamento.
O efeito das iniciativas acaba por tocar e sensibilizar também os alunos mais novos. "Este ano, por exemplo, já envolvemos nas actividades alunos do 1º ciclo", referiu a docente, que realça ainda algumas novidades como a realização da cerimónia de abertura no centro histórico que, com a colaboração da Câmara Municipal e da Associação Geoparque, veio dar "maior visibilidade a este Dia da Europa e a outro ponto forte, que é o Roteiro de Montras, uma adesão entusiástica dos lojistas". Das inovações consta ainda a componente artística trazida este ano às comemorações pelo envolvimento dos alunos do 12º ano do curso de Artes, cujos "trabalhos fantásticos" sobre a sua ideia de Europa estão em exposição no átrio da escola secundária. Até ao dia 18, "a escola vai viver este ambiente de união e de diversidade", que culmina, nesse dia, com a palestra do eurodeputado Paulo Rangel, que será dinamizada pelos alunos embaixadores.
No fim das comemorações, vinte e quatro alunos e dois professores integrarão a comitiva do agrupamento escolar que, em 23 de Maio, partirá para Estrasburgo (França) e se juntará a outros jovens europeus para uma ronda de trabalhos no edifício Louise Weiss do Parlamento Europeu. Um prémio atribuído ao AE Arouca no ano transacto. 2018-05-10 Manuel Sousa

 
Arouca

Quinta, 20 de Setembro de 2018

Actual
Temp: 25º
Vento: NW a 2 km/h
Precip: 0 mm
Pouco Nublado
Sex
T 24º
V 3 km/h
Sáb
T 29º
V 0 km/h
PUB.
PUB.
 
INQUÉRITO
Com a proposta do governo de reverter as agregações das freguesias, as uniões feitas no concelho de Arouca devem...
 
 
A Frase...

"Pretendemos manter as dinâmicas de trabalho, participar em projectos e proporcionar aos alunos um ensino de qualidade"

Adília Cruz, directora do AE Arouca, em declarações ao RV

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 50 visitantes online