SOCIEDADE
 
Agrupamento de Escolas de Arouca promove Semana da Europa
 
Hastear das bandeiras dos países da UE no parque central da vila de Arouca
União Europeia mais perto dos alunos e da comunidade
 
   Mais fotos
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
As comemorações da Semana da Europa, promovidas pelo Agrupamento de Escolas de Arouca, (AEA) começaram ontem, dia 9 de Maio - Dia da Europa - com o Hastear das Bandeiras da União Europeia no parque do centro histórico da vila, cerimónia em que os alunos do ensino secundário, embaixadores juniores da escola, foram os principais intervenientes. O arranque das celebrações foi acompanhado pela directora do AEA, Adília Cruz, pela presidente da Câmara Municipal, Margarida Belém, pela vereadora da Educação e Cultura, Maria Fernanda Oliveira, e António Carlos Duarte, coordenador executivo da Associação Geoparque Arouca.
Programadas e coordenadas pela equipa do Programa Escola Embaixadora do Parlamento Europeu (PEEPE) do agrupamento, as actividades dedicadas à União Europeia e ao Ano Europeu do Património Cultural decorrem dentro e fora do espaço escolar e estendem-se ao longo do mês de Maio, envolvendo toda a comunidade educativa. O novo projecto escolar de promoção do conhecimento da UE, dos seus valores e da cidadania activa junto dos jovens teve início no ano lectivo anterior e prossegue em 2018 com um leque de iniciativas que incluem ainda sessões de divulgação, exposições, jogos, concursos e gastronomia.

Comércio na onda europeia
Vinte e nove estabelecimentos comerciais da vila aderiram ao convite europeu da escola e integram a segunda edição de um Roteiro de Montras alusivas à Europa e a cada um dos Estados-membros. "Fico feliz por a escola ter estas iniciativas porque põe a vila e o comércio em movimento e também a aprender. Nem sempre há conhecimento suficiente sobre a Europa e elaborar as montras faz-nos pesquisar e descobrir os hábitos e a cultura de outros países. Além disso, liga a escola à nossa comunidade. É uma boa experiência de cidadania", testemunhou Clara Gomes, uma das empresárias locais que voltou a aceitar o desafio e renovou a sua adesão ao projecto. «A Europa é aqui», lê-se no logótipo que identifica os estabelecimentos aderentes.

Alunos em Estrasburgo, eurodeputado Paulo Rangel na escola

O Programa Escola Embaixadora do Parlamento Europeu ao qual o agrupamento se candidatou tem estado em crescendo, contando já 56 alunos (os embaixadores juniores) e 8 professores (os embaixadores seniores), equipa alargada mais directamente envolvida na dinâmica pedagógica. "Por trás de toda esta movimentação há uma necessidade concreta de aumentar o índice de participação dos portugueses e dos povos europeus já nas eleições de 2019. Daí que o público-alvo do programa sejam os alunos do ensino secundário", explicou Olga Soares, uma das docentes coordenadoras do programa no agrupamento.
O efeito das iniciativas acaba por tocar e sensibilizar também os alunos mais novos. "Este ano, por exemplo, já envolvemos nas actividades alunos do 1º ciclo", referiu a docente, que realça ainda algumas novidades como a realização da cerimónia de abertura no centro histórico que, com a colaboração da Câmara Municipal e da Associação Geoparque, veio dar "maior visibilidade a este Dia da Europa e a outro ponto forte, que é o Roteiro de Montras, uma adesão entusiástica dos lojistas". Das inovações consta ainda a componente artística trazida este ano às comemorações pelo envolvimento dos alunos do 12º ano do curso de Artes, cujos "trabalhos fantásticos" sobre a sua ideia de Europa estão em exposição no átrio da escola secundária. Até ao dia 18, "a escola vai viver este ambiente de união e de diversidade", que culmina, nesse dia, com a palestra do eurodeputado Paulo Rangel, que será dinamizada pelos alunos embaixadores.
No fim das comemorações, vinte e quatro alunos e dois professores integrarão a comitiva do agrupamento escolar que, em 23 de Maio, partirá para Estrasburgo (França) e se juntará a outros jovens europeus para uma ronda de trabalhos no edifício Louise Weiss do Parlamento Europeu. Um prémio atribuído ao AE Arouca no ano transacto. 2018-05-10 Manuel Sousa

 
Arouca

Domingo, 18 de Novembro de 2018

Actual
Temp: 11º
Vento: ESE a 2 km/h
Precip: 0 mm
Nublado
Seg
T 14º
V 3 km/h
Ter
T 11º
V 6 km/h
PUB.
PUB.
 
INQUÉRITO
Que área gostaria de ver reforçada nas GOP e Orçamento da CMA para 2019?
 
 
A Frase...

"Não discrimino nenhuma das antigas freguesias"

Ângelo Miranda, presidente da União de Freguesias de Arouca-Burgo", eleito pela coligação PSD/CDS, em entrevista ao RV

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 27 visitantes online