POLÍTICA LOCAL
 
JSD Arouca lança temas da juventude na Assembleia Municipal
 
Bolsas de estudo e a criação do Conselho Municipal da Juventude na agenda
 
   Mais fotos
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
COMUNICADO JSD AROUCA | Em sessão da assembleia municipal realizada no dia 26 de Fevereiro, o presidente da JSD Arouca Tiago Mendes, usou da palavra no período destinado à intervenção dos munícipes com o intuito de obter um esclarecimento relativo à atribuição das bolsas de estudo e à criação do Conselho Municipal de Juventude.
No seu entender, "A câmara municipal devia reforçar a verba destinada para atribuição de bolsas de estudo. 35 mil euros num orçamento de mais de 20 milhões é um valor absolutamente residual". Estabelecendo uma comparação com a verba que outros municípios destinam para o mesmo fim, afirma que "Arouca precisa de apostar verdadeiramente nos seus jovens, saber quais as suas necessidades, oferecer oportunidades iguais para todos. Nos dias de hoje, com o turismo e o boom imobiliário
associado, arrendar uma casa fica cada vez mais caro, ao que se junta o nível de vida numa cidade, mais despesas de transporte, de material." Foi sugerido ainda que "se aumente para o próximo ano o valor destinado para as bolsas de estudo e o próprio valor das mesmas, fazendo um estudo adequado e ajustado à realidade dos custos" mas ressalvou o facto de "graças à proposta dos vereadores do PSD, foi possível um aumento de cerca de 8,5 mil euros, ainda que insuficiente. É o esforço de famílias que está em causa, que se sacrificam para dar a melhor qualidade possível aos seus filhos na sua formação", concluiu.
O Conselho Municipal de Juventude é um assunto abordado com alguma frequência pela JSD, "uma luta de há mais de 10 anos, que ainda não foi cumprida por parte da autarquia". Para Tiago Mendes, "a criação do Conselho Municipal de Juventude seria, além de um imperativo legal, uma aposta na juventude, que necessita de ter uma voz ativa na construção do seu futuro. Seria sinal que Arouca confere qualidade às gerações mais novas e que conta com elas para o futuro."
Óscar Brandão, líder da bancada parlamentar do PSD reforçou a importância de criar o Conselho Municipal de Juventude, por forma a "garantir a participação dos jovens na política". Salientou ainda a importância que as políticas de juventude tem nos dias de hoje, lamentando o facto de em Arouca ainda não existir essa consciência, "não respeitando a lei, contrariamente ao que fazem muitos dos nossos municípios vizinhos".
A presidente da Câmara Municipal, em resposta, afirmou que "o assunto será colocado na ordem do dia", estabelecendo assim o compromisso com os intervenientes e com a Assembleia Municipal no seu todo. 2018-02-28
 
Arouca

Sábado, 23 de Junho de 2018

Actual
Temp: 27º
Vento: ESE a 5 km/h
Precip: 0 mm
Céu Limpo
Dom
T 28º
V 2 km/h
Seg
T 20º
V 3 km/h
PUB.
PUB.
 
INQUÉRITO
Concorda com a descentralização das reuniões da CMA pelas várias freguesias?
 
 
A Frase...

"A Câmara atribuiu subsídios a fundo perdido a instituições que estão tecnicamente falidas"

Vítor Brandão, provedor da SCMA, em entrevista ao RV

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 47 visitantes online