POLÍTICA LOCAL
 
AM: «Imensidão de trabalho a fazer na floresta»
 
Primeira sessão do ano do órgão deliberativo no salão nobre dos Paços do Concelho
 
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
Na noite de dia 26, reuniu em sessão ordinária a Assembleia Municipal de Arouca, dirigida pelo 1.º secretário da Mesa, Carlos Esteves (PS), por ausência do titular (Artur Neves invocou trabalho governamental inadiável que o privou da possibilidade de deslocação).
A agenda de trabalhos, e a própria intervenção dos munícipes, incidiu no tema da floresta, com enfoque para as medidas de prevenção e limpeza tendentes a minimizar os impactos de incêndios no período estival. Duas intervenções do público (Paulo Teixeira e Vitor Arouca) alertaram a autarquia para o que faltará ser feito nesta área, e os elementos da AM Artur Miler (PSD) e Afonso Portugal (PS) deixaram perguntas incómodas para o executivo, lembrando as suas obrigações nas tarefas públicas de garantir condições de apoio à gestão do combustível florestal e em medidas de apoio à prevenção e ao combate a incêndios. Sérgio Azevedo (PS) lembrou a importância da floresta no concelho e a necessidade da sua preservação.
Às várias interpelações, a presidente Margarida Belém deu garantias do empenho da sua equipa na matéria, reconhecendo «a imensidão de trabalho a fazer», mas garantindo que já estão no terreno acções ambientais, como o canal ecológico ao longo da EN 326-1 (estrada Arouca-Alvarenga), a intervenção nos viveiros da Granja (na encosta da Serra da Freita) e a demarcação de vias municipais prioritárias onde a limpeza está a avançar.
Deficiências nos transportes escolares, o atraso na construção da ampliação da escola básica 2,3 de Arouca, a ausência da constituição do Conselho Municipal da Juventude (a JSD Arouca emitiu nota de imprensa - ver comunicado aqui), e a falta de notícias sobre o avanço do prolongamento da variante à EN 326 foram outros temas trazidos a debate, tendo a líder do executivo respondido: «eventuais situações de sobrelotação ou falta de segurança nos autocarros devem ser comunicadas à autarquia porque o nosso contrato com as transportadoras exige qualidade», «falta o visto prévio do Tribunal do Contas para se iniciar a obra já adjudicada», «as entidades que devem indicar os membros para esse Conselho nunca o fizeram, e devemos pensar as políticas de forma transversal», «todos os dias ligo para o ministério do Planeamento e Obras Públicas insistindo no desbloquear da situação, e até na AMP este é um assunto que vai ser prioritário». A este respeito, Luis Silva (PSD) lembrou o rol de outras promessas anunciadas que estão por executar, com projecção de prazos que falharam: a ponte suspensa do rio Paiva, a ciclovia pedonal do vale do Arda, a reformulação do acesso viário à vila sede-de-concelho.
Alda Portugal (PSD) pronunciou-se sobre os novos arranjos exteriores da zona envolvente ao Parque de Negócios e zona escolar de Escariz «com obstáculos à mobilidade pedonal», e António Cruz (PS) apontou a correcção das assimetrias inter-freguesias («que tem privilegiado o eixo Alvarenga-Arouca-Escariz») como um caminho que a Câmara deve seguir, «tal como exigimos que se diminuam as diferenças entre o litoral e o interior do país». RV 2018-02-28

VOTAÇÕES na sessão:

-Candidato a novo membro da comissão executiva metropolitana do Porto (Luís Miguel Marques Neves):
15 a favor
1 contra
1 nulo
3 brancos

-Representante da Assembleia Municipal para conselho da comunidade no Aces Entre Douro e Vouga I - Feira/Arouca (Alda Portugal):
27 a favor
6 brancos
3 nulos

 
Arouca

Sexta, 16 de Novembro de 2018

Actual
Temp: 12º
Vento: ESE a 3 km/h
Precip: 0 mm
Céu Limpo
Sáb
T 17º
V 10 km/h
Dom
T 14º
V 6 km/h
PUB.
PUB.
 
INQUÉRITO
Que balanço faz do trabalho da Provedoria da Santa Casa da Misericórdia no mandato que está prestes a finalizar?
 
 
A Frase...

"A Cooperativa de Arouca é importante para a região na venda de produtos e na defesa dos agricultores"

Alberto Cabral, agricultor, em declarações ao RV

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 24 visitantes online