POLÍTICA LOCAL
 
AM: «Imensidão de trabalho a fazer na floresta»
 
Primeira sessão do ano do órgão deliberativo no salão nobre dos Paços do Concelho
 
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
Na noite de dia 26, reuniu em sessão ordinária a Assembleia Municipal de Arouca, dirigida pelo 1.º secretário da Mesa, Carlos Esteves (PS), por ausência do titular (Artur Neves invocou trabalho governamental inadiável que o privou da possibilidade de deslocação).
A agenda de trabalhos, e a própria intervenção dos munícipes, incidiu no tema da floresta, com enfoque para as medidas de prevenção e limpeza tendentes a minimizar os impactos de incêndios no período estival. Duas intervenções do público (Paulo Teixeira e Vitor Arouca) alertaram a autarquia para o que faltará ser feito nesta área, e os elementos da AM Artur Miler (PSD) e Afonso Portugal (PS) deixaram perguntas incómodas para o executivo, lembrando as suas obrigações nas tarefas públicas de garantir condições de apoio à gestão do combustível florestal e em medidas de apoio à prevenção e ao combate a incêndios. Sérgio Azevedo (PS) lembrou a importância da floresta no concelho e a necessidade da sua preservação.
Às várias interpelações, a presidente Margarida Belém deu garantias do empenho da sua equipa na matéria, reconhecendo «a imensidão de trabalho a fazer», mas garantindo que já estão no terreno acções ambientais, como o canal ecológico ao longo da EN 326-1 (estrada Arouca-Alvarenga), a intervenção nos viveiros da Granja (na encosta da Serra da Freita) e a demarcação de vias municipais prioritárias onde a limpeza está a avançar.
Deficiências nos transportes escolares, o atraso na construção da ampliação da escola básica 2,3 de Arouca, a ausência da constituição do Conselho Municipal da Juventude (a JSD Arouca emitiu nota de imprensa - ver comunicado aqui), e a falta de notícias sobre o avanço do prolongamento da variante à EN 326 foram outros temas trazidos a debate, tendo a líder do executivo respondido: «eventuais situações de sobrelotação ou falta de segurança nos autocarros devem ser comunicadas à autarquia porque o nosso contrato com as transportadoras exige qualidade», «falta o visto prévio do Tribunal do Contas para se iniciar a obra já adjudicada», «as entidades que devem indicar os membros para esse Conselho nunca o fizeram, e devemos pensar as políticas de forma transversal», «todos os dias ligo para o ministério do Planeamento e Obras Públicas insistindo no desbloquear da situação, e até na AMP este é um assunto que vai ser prioritário». A este respeito, Luis Silva (PSD) lembrou o rol de outras promessas anunciadas que estão por executar, com projecção de prazos que falharam: a ponte suspensa do rio Paiva, a ciclovia pedonal do vale do Arda, a reformulação do acesso viário à vila sede-de-concelho.
Alda Portugal (PSD) pronunciou-se sobre os novos arranjos exteriores da zona envolvente ao Parque de Negócios e zona escolar de Escariz «com obstáculos à mobilidade pedonal», e António Cruz (PS) apontou a correcção das assimetrias inter-freguesias («que tem privilegiado o eixo Alvarenga-Arouca-Escariz») como um caminho que a Câmara deve seguir, «tal como exigimos que se diminuam as diferenças entre o litoral e o interior do país». RV 2018-02-28

VOTAÇÕES na sessão:

-Candidato a novo membro da comissão executiva metropolitana do Porto (Luís Miguel Marques Neves):
15 a favor
1 contra
1 nulo
3 brancos

-Representante da Assembleia Municipal para conselho da comunidade no Aces Entre Douro e Vouga I - Feira/Arouca (Alda Portugal):
27 a favor
6 brancos
3 nulos

 
Arouca

Segunda, 24 de Setembro de 2018

Actual
Temp: 30º
Vento: ESE a 5 km/h
Precip: 0 mm
Céu Limpo
Ter
T 28º
V 5 km/h
Qua
T 28º
V 2 km/h
PUB.
PUB.
 
INQUÉRITO
Com a proposta do governo de reverter as agregações das freguesias, as uniões feitas no concelho de Arouca devem...
 
 
A Frase...

"Pretendemos manter as dinâmicas de trabalho, participar em projectos e proporcionar aos alunos um ensino de qualidade"

Adília Cruz, directora do AE Arouca, em declarações ao RV

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 46 visitantes online