SOCIEDADE
 
“Ninguém faz um rali com um carro de 400.000 km”
 
Ortopedista José Carlos Noronha na tertúlica médico-desportiva organizada pelo Rotary de Arouca
 
   Mais fotos
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
José Carlos Noronha enalteceu a prática desportiva responsável e ajustada às características de quem o pratica, alertando para os malefícios dos excessos, numa tertúlia organizada pelo Rotary Club de Arouca que encheu o auditório da Loja Interactiva de Turismo de Arouca, na sexta-feira, dia 9 de Fevereiro.
"Ponto assente: o desporto é benéfico. Nos últimos anos tem-se verificado um incentivo à prática desportiva, mas os excessos podem ser nefastos", começou por dizer o ortopedista, director da Unidade de Saúde e Performance da selecção portuguesa de futebol, apelando à "prática desportiva com cabeça".
O médico explicou que "o exercício liberta endorfina que gera bem-estar e satisfação, gerando vontade de continuar a fazer exercício" e que "as crianças que praticam desporto têm uma rentabilidade superior nos estudos", recomendando que a prática desportiva esteja presente desde tenra idade.
José Carlos Noronha defendeu que a actividade física deve existir em todas as idades, no entanto deve ser ajustada - a actividade e o esforço que se empreende nela - à idade e características de cada um, para não cair em excessos. Para que não houvesse dúvidas na assistência que encheu o auditório da Loja Interactiva de Turismo, recorreu a uma metáfora automobilística: "ninguém faz um rali com um carro de 400.000 km". Para além da adaptação do esforço à idade do praticante de deporto, há ainda que ter em consideração os seus hábitos desportivos. "Quando se começa a fazer exercício aos 40 ou 50 anos, sem que o músculo ou a matéria óssea esteja preparada para o esforço há mais propensão a lesões, problemas ou até a morte súbita", alertou.
Habituado ao futebol - "um desporto muito agressivo" - José Carlos Noronha falou ainda da sua área de especialidade, o ligamento cruzado.
"As mulheres são umas vítimas. Têm cinco vezes mais probabilidades de contrair a lesão, principalmente na prática do andebol", afirmou. Esta lesão, uma vez contraída, requer mais atenção por parte dos atletas que têm até 18 anos. "Quando se recomeça a jogar na casa dos seis meses a um ano e têm recaída, é pior nos casos em que se tem 18 anos ou menos. Na alta competição é difícil segurá-los. Têm a pressão do empresário, do colega que lhes vai roubar o lugar, o contrato para assinar... O ideal para recuperar são dois anos, mas é impossível na alta competição. Antes dos 8 a 9 meses não recomendo o regresso à competição".
Esta tertúlia, à semelhança das anteriores promovidas pelos rotários locais, pretende esclarecer a população sobre uma temática tão importante como é a saúde, respeitando o lema do Rotary de servir a comunidade, como lembrou José Eduardo Silvestre, presidente do Rotary Club de Arouca, agradecendo a disponibilidade de José Carlos Noronha, mostrada "desde o primeiro contacto". A pertinência do tema e a relevância do orador foi elogiado pela presidente da Câmara Municipal, Margarida Belém, satisfeita pela ampla participação da plateia no período de interacção com José Carlos Noronha.
A noite terminou com a actuação da tuna feminina da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, antes de todos os presentes rumarem a casa para o merecido descanso. Até porque, como bem lembrou o palestrante, "uma noite mal dormida é meio caminho andado para uma lesão". 2018-02-10
 
Arouca

Terça, 20 de Fevereiro de 2018

Actual
Temp: 6º
Vento: SE a 3 km/h
Precip: 0 mm
Céu Limpo
Qua
T 12º
V 3 km/h
Qui
T 10º
V 3 km/h
PUB.
PUB.
 
INQUÉRITO
Que apreciação faz dos primeiros cem dias da presidência de Margarida Belém?
 
 
A Frase...

"A grande subida que alcançamos nos 'rankings' acrescenta-nos mais responsabilidade"

Vitor Venceslau, director do Agrupamento de Escolas de Escariz, em declarações ao RV

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 48 visitantes online