SOCIEDADE
 
'Rankings': Agrupamento de Escariz em destaque no Secundário
 
Escola Básica e Secundária de Escariz liderou subida nacional
Escola arouquense subiu quase 400 lugares no ordenamento nacional. Agrupamento de Arouca esteve melhor no ensino básico
 
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
Foram publicados hoje (dia 3), os 'rankings' (escalonamento com base nos resultados das provas nacionais) das escolas públicas e privadas referentes ao ano lectivo 2016/2017. Com vem sendo tradição, as escolas privadas ocupam os lugares de topo das classificações, tanto no ensino básico como no secundário.
Relativamente ao 'ranking' do básico (9º ano), a ordenação das 1221 escolas nacionais é feita a partir das notas dos exames de Matemática e Português. Estas provas contam 30% para a nota final. Aqui as notas vão de 1 a 5. No concelho de Arouca, o Agrupamento de Escolas de Escariz classificou-se em 616º, com uma média naqueles exames de 2,85 (baixou de 2,92 do ano anterior). Já o Agrupamento de Escolas de Arouca (ESA e EB 2,3 Arouca) obteve o lugar 444º, com uma média de 2,98 (subiu de 2,56).
No ensino secundário, o universo nacional de escolas é inferior ao do básico, e neste nível de escolaridade Escariz (EBS) ficou bem à frente da Escola Secundária de Arouca (ESA).
Tanto no ensino básico como no secundário só os estabelecimentos de ensino onde foram realizadas pelo menos 50 provas são considerados no 'ranking'. Neste grau há exames nacionais em 22 disciplinas. No entanto, a classificação só tem em conta os quatro exames com mais alunos inscritos: Português, Biologia e Geologia, Física, Química A, Matemática A. E aqui, a grande surpresa veio de Escariz, onde este nível de escolaridade apenas começou no ano lectivo 2013/14.
A escola da zona poente do concelho alcançou uma surpreendente média naquelas quatro disciplinas - 11,39 - classificando-se num sensacional 89º lugar, num total de 633 escolas. O ano passado a escola tinha obtido a média de 9,52 (468º).
Segundo o jornal Público "a Escola Básica e Secundária de Escariz, concelho de Arouca, é a que mais sobe no 'ranking' dos exames do ensino secundário"."Os alunos superaram aquilo que deles seria esperado dado o seu contexto socioeconómico".
O segredo do sucesso parece estar "no centro de explicações interno, naturalmente grátis e voluntário que foi implementado na escola desde o ano lectivo passado", afirmou Eugénia Costa, dirigente do AE Escariz. Aquela docente destacou ainda a "continuidade do corpo docente foi também determinante para os resultados obtidos".
A ESA teve um trambolhão na classificação relativamente ao ano transacto, ao passar do lugar 185º, com média positiva (10,75) para o lugar 423º, com a média negativa de 9,77.
Os resultados apresentados neste trabalho tiveram por base os 'rankings' publicados na edição do jornal Público. RV 2018-02-03
 
Arouca

Sexta, 14 de Dezembro de 2018

Actual
Temp: 5º
Vento: NW a 3 km/h
Precip: 0 mm
Nublado
Sáb
T 12º
V 6 km/h
Dom
T 11º
V 6 km/h
PUB.
PUB.
 
INQUÉRITO
Onde vai passar o 'reveillon' este ano?
 
 
A Frase...

"A AECA existe há 27 anos e sempre valorizou o colectivo em detrimento do individual"

Carlos Brandão, presidente da associação empresarial, na cerimónia de aniversário

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 53 visitantes online