ASSOCIATIVISMO
 
Câmara comparticipa no orçamento do geoparque com 250 mil euros
 
A sede da AGA, na vila de Arouca
Associação que gere os equipamentos e sítios turístico-geológicos do concelho completa dez anos em Junho
 
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
No passado dia 27 de Dezembro, foi aprovado, em reunião de assembleia geral da AGA - Associação Geoparque Arouca, por unanimidade, o Plano de Actividades e Orçamento para o ano 2018, proposto pela direcção. Deste plano fazem parte a estratégia e actividades definidas para este novo ano, com o objectivo de responder às necessidades de valorização e dinamização do património natural e cultural do território classificado Arouca Geopark, enquanto Geoparque Mundial da UNESCO.
De salientar da dinâmica desta entidade, as três candidaturas já aprovadas, designadamente, o projecto 'Geonatura' (programa Norte 2020 da CCDRN), o projecto de cooperação 'Atlantic Geoparks' (programa INTERREG Eixo Atlântico) e o projecto 'Arouca Geopark 4.0 Smart Geotourism Destination' (programa Valorizar do Turismo de Portugal), que permitirão alavancar verbas para a realização de um conjunto significativo de ações materiais e imateriais. Assim, prevê-se entre outras actividades a organização da conferência 'Geoparques, destinos de natureza e estilos de vida saudáveis'; a criação de uma exposição itinerante sobre a riqueza natural deste território; a elaboração de dois guias, um de apoio ao visitante e outro de natureza do rio Paiva; o lançamento de um programa de animação e valorização das aldeias tradicionais, a participação em feiras internacionais de turismo e a dinamização de projectos educativos na área da biodiversidade e arqueologia.
Com um orçamento previsto de 711.800 euros, a AGA, presidida pelo município de Arouca, prevê uma comparticipação financeira de 50% por parte dos Fundos Europeus, de 35% por parte do município e de 15% resultante de receitas próprias.
A 9 de Junho de 2018, a AGA, celebrará 10 anos de existência e de trabalho, em prol do desenvolvimento sustentável do concelho de Arouca e da região. Esta década ficará, certamente, marcada pela afirmação de uma estratégia de marketing territorial assente na valorização do seu património geológico, pela gestão de estruturas e equipamentos de apoio ao turismo e escoamento de produtos locais, designadamente, o espaço interpretativo da Casa das Pedras Parideiras, o piso panorâmico do Radar Meteorológico de Arouca, a Loja Interactiva de Turismo, o Mercado Local - Arouca Agrícola e as seis plataformas de observação e interpretação de geossítios. VM/AGA 2018-01-04
O plano de actividades e orçamento 2018 pode ser consultado na íntegra aqui.
 
Arouca

Terça, 18 de Dezembro de 2018

Actual
Temp: 10º
Vento: SW a 3 km/h
Precip: 1.8 mm
Aguaceiros
Qua
T 11º
V 3 km/h
Qui
T 11º
V 3 km/h
PUB.
PUB.
 
INQUÉRITO
Onde vai passar o 'reveillon' este ano?
 
 
A Frase...

"A AECA existe há 27 anos e sempre valorizou o colectivo em detrimento do individual"

Carlos Brandão, presidente da associação empresarial, na cerimónia de aniversário

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 54 visitantes online