SOCIEDADE
 
Especialistas debateram em Arouca produção de castanha
 
Seminário esteve incluído no programa do 'Festival' e foi organizado pela Associação Florestal Entre Douro e Vouga
 
   Mais fotos
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
O seminário "Castanha - soluções e novas tendências" abordou os problemas actuais da produção de castanha e dos produtos associados, bem como procurou apontar caminhos de valorização dos produtos endógenos.
A empresa "Hifas da Terra", de Pontevedra, trouxe a perspectiva pragmática de valorização dos produtos do castanheiro, numa perspectiva de fixação de pessoas e na melhoria da sua qualidade de vida. A aposta em produtos diferenciadores, em que o denominador comum é a castanha e o cogumelo, com a criteriosa selecção das variedades que são menos susceptíveis à praga da vespa das galhas do castanheiro. Informou que no aspecto de combate à praga da vespa das galhas, Portugal está claramente à frente da Espanha nesse combate e na resolução do problema que levou à diminuição da produção de castanha.
A Sicolmeia abordou a problemática da vespa asiática e o seu impacto na apicultura, com a constante pressão sobre as colmeias, a diminuição da produção de mel e o desespero dos apicultores. Lamentou a fraca coordenação entre as diferentes entidades e alertou para que o avistamento de um ninho de vespa seja imediatamente comunicado à Câmara Municipal ou através do site SOSVespa e nunca se pense em fazer a sua remoção ou destruição. Alertou que o impacto que actualmente estão a sentir os apicultores vai atingir a curto prazo os produtores de fruta e uvas.
A Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Norte, representada por Augusto Assunção, informou os presentes sobre as exigências de instalação dos soutos ou a reconversão de castanheiros bravos através de enxertia. Também fez o ponto de situação da praga da vespa das galhas em Portugal e o combate biológico que está a ser efectuado através de largadas de um parasitóide. PQ 2017-11-05
 
Arouca

Terça, 18 de Setembro de 2018

Actual
Temp: 19º
Vento: N a 2 km/h
Precip: 0 mm
Nublado
Qua
T 25º
V 3 km/h
Qui
T 25º
V 3 km/h
PUB.
PUB.
 
INQUÉRITO
Com a proposta do governo de reverter as agregações das freguesias, as uniões feitas no concelho de Arouca devem...
 
 
A Frase...

"Pretendemos manter as dinâmicas de trabalho, participar em projectos e proporcionar aos alunos um ensino de qualidade"

Adília Cruz, directora do AE Arouca, em declarações ao RV

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 45 visitantes online