SOCIEDADE
 
Concelho de Arouca será pioneiro em novas competências na saúde
 
Tratamento dentista em curso, sob as vistas do governante
Secretário de Estado veio ao Centro de Saúde constatar o desenvolvimento do programa de saúde oral. Artur Neves lembrou a luta por médicos de família
 
   Mais fotos
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
Fernando Araújo salientou, no dia 4, que o reforço do Centro de Saúde de Arouca com uma médica dentista, no âmbito do Programa Nacional de Promoção de Saúde Oral, fruto da boa colaboração que se mantém entre a autarquia e o Ministério da Saúde (MS), é prova de que o município arouquense poderá ser "dos primeiros" a ser contemplado com "novas competências", e com os meios correspondentes, na sequência da "descentralização" que a tutela governamental pretende imprimir ao sector.
O secretário Estado Adjunto e da Saúde veio formalizar o protocolo que permitiu disponibilizar consultas de saúde oral aos habitantes do concelho.
"Era mesmo necessário!", testemunhou Maria Albina Brandão, que está a beneficiar do serviço. Sublinhou que "há pessoas que nem dão um sorriso" devido ao mau-estado da sua dentição e que, assim, terão mais saúde e uma outra qualidade de vida. "Este projecto vai dar alegria a muitas pessoas de Arouca", considerou.
Testemunhando que nas suas deambulações pelos centros de saúde que aderiram à iniciativa do MS encontrou muitos utentes com a mesma opinião, o secretário de Estado enfatizou que ter um dentista nas unidades de saúde locais vem ao encontro das aspirações das respectivas populações: "encontrei pessoas que não iam a uma consulta há 20 anos", vincou.
O Programa Nacional de Promoção de Saúde Oral teve início no ano passado, em Lisboa e no Alentejo. Durante o corrente ano - até 30 de Setembro - já tratou quase 33 mil pessoas, garantindo perto de 97 mil consultas. Está definido o objectivo de, até final do ano, ter dentista em 59 centros de saúde.
"Estamos a repôr a saúde oral como uma das prioridades do Serviço Nacional de Saúde", sublinhou Fernando Araújo. "Queremos mais, mas este é um caminho que não tem volta", assegurou.
Artur Neves, o presidente da Câmara Municipal de Arouca, enquadrou esta iniciativa no duro trajecto que a unidade local trilhou desde 2012, visando apetrechar-se com todos os profissionais de que os utentes do concelho precisam.
Recordou a segunda-feira - dia de atendimento aos munícipes - em que recebeu a visita de um idoso arouquense que, em desespero por falta de médico de família, sentiu que tinha de recorrer ao autarca para que ele lhe passasse (!) a receita para o medicamento que precisava.
Também destacando a boa parceria forjada com a tutela, o chefe do executivo acentuou que o seu governo local não receou, então, trilhar novos caminhos para resolver os problemas da sua gente, nomeadamente incentivando jovens médicos a edificar uma Unidade de Saúde Familiar (USF) e comparticipando financeiramente a contratação de um clínico para a freguesia de Alvarenga.
Com o processo de contratação, em curso, de mais um médico, todos os arouquenses têm médico de família e acesso a serviço de enfermagem. Salientaram os responsáveis do Agrupamento de Centros de Saúde Arouca/Feira e da ARS (Administração Regional de Saúde) do Norte.

Tele-consulta
Já activa no Centro de Saúde de Arouca está uma tele-consulta de cardiologia, que liga o médico local ao especialista no Hospital de São Sebastião, em Santa Maria da Feira, sede do Centro Hospitalar do Entre Douro e Vouga. Os médicos e doentes conversam, os exames são debatidos e o paciente só irá à Feira se tiver mesmo de ser. AOS/RV 2017-10-06

 
Arouca

Segunda, 18 de Dezembro de 2017

Actual
Temp: 8º
Vento: N a 3 km/h
Precip: 0 mm
Pouco Nublado
Ter
T 15º
V 2 km/h
Qua
T 13º
V 2 km/h
PUB.
PUB.
 
INQUÉRITO
Nas compras natalícias deste ano, pensa gastar...
 
 
A Frase...

"Temos levado o nome da nossa instituição cada vez mais longe"

Jorge Aido, presiente da Banda Musical de Figueiredo, em entrevista ao RV

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 37 visitantes online