SOCIEDADE
 
Concelho de Arouca será pioneiro em novas competências na saúde
 
Tratamento dentista em curso, sob as vistas do governante
Secretário de Estado veio ao Centro de Saúde constatar o desenvolvimento do programa de saúde oral. Artur Neves lembrou a luta por médicos de família
 
   Mais fotos
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
Fernando Araújo salientou, no dia 4, que o reforço do Centro de Saúde de Arouca com uma médica dentista, no âmbito do Programa Nacional de Promoção de Saúde Oral, fruto da boa colaboração que se mantém entre a autarquia e o Ministério da Saúde (MS), é prova de que o município arouquense poderá ser "dos primeiros" a ser contemplado com "novas competências", e com os meios correspondentes, na sequência da "descentralização" que a tutela governamental pretende imprimir ao sector.
O secretário Estado Adjunto e da Saúde veio formalizar o protocolo que permitiu disponibilizar consultas de saúde oral aos habitantes do concelho.
"Era mesmo necessário!", testemunhou Maria Albina Brandão, que está a beneficiar do serviço. Sublinhou que "há pessoas que nem dão um sorriso" devido ao mau-estado da sua dentição e que, assim, terão mais saúde e uma outra qualidade de vida. "Este projecto vai dar alegria a muitas pessoas de Arouca", considerou.
Testemunhando que nas suas deambulações pelos centros de saúde que aderiram à iniciativa do MS encontrou muitos utentes com a mesma opinião, o secretário de Estado enfatizou que ter um dentista nas unidades de saúde locais vem ao encontro das aspirações das respectivas populações: "encontrei pessoas que não iam a uma consulta há 20 anos", vincou.
O Programa Nacional de Promoção de Saúde Oral teve início no ano passado, em Lisboa e no Alentejo. Durante o corrente ano - até 30 de Setembro - já tratou quase 33 mil pessoas, garantindo perto de 97 mil consultas. Está definido o objectivo de, até final do ano, ter dentista em 59 centros de saúde.
"Estamos a repôr a saúde oral como uma das prioridades do Serviço Nacional de Saúde", sublinhou Fernando Araújo. "Queremos mais, mas este é um caminho que não tem volta", assegurou.
Artur Neves, o presidente da Câmara Municipal de Arouca, enquadrou esta iniciativa no duro trajecto que a unidade local trilhou desde 2012, visando apetrechar-se com todos os profissionais de que os utentes do concelho precisam.
Recordou a segunda-feira - dia de atendimento aos munícipes - em que recebeu a visita de um idoso arouquense que, em desespero por falta de médico de família, sentiu que tinha de recorrer ao autarca para que ele lhe passasse (!) a receita para o medicamento que precisava.
Também destacando a boa parceria forjada com a tutela, o chefe do executivo acentuou que o seu governo local não receou, então, trilhar novos caminhos para resolver os problemas da sua gente, nomeadamente incentivando jovens médicos a edificar uma Unidade de Saúde Familiar (USF) e comparticipando financeiramente a contratação de um clínico para a freguesia de Alvarenga.
Com o processo de contratação, em curso, de mais um médico, todos os arouquenses têm médico de família e acesso a serviço de enfermagem. Salientaram os responsáveis do Agrupamento de Centros de Saúde Arouca/Feira e da ARS (Administração Regional de Saúde) do Norte.

Tele-consulta
Já activa no Centro de Saúde de Arouca está uma tele-consulta de cardiologia, que liga o médico local ao especialista no Hospital de São Sebastião, em Santa Maria da Feira, sede do Centro Hospitalar do Entre Douro e Vouga. Os médicos e doentes conversam, os exames são debatidos e o paciente só irá à Feira se tiver mesmo de ser. AOS/RV 2017-10-06

 
Arouca

Quarta, 18 de Outubro de 2017

Actual
Temp: 12º
Vento: SW a 3 km/h
Precip: 0.1 mm
Chuva
Qui
T 16º
V 2 km/h
Sex
T 19º
V 5 km/h
PUB.
PUB.
 
INQUÉRITO
Vai participar no "Festival da Castanha" que se realiza no final do mês em Arouca?
 
 
A Frase...

"O que tem sido feito pela CMA para aumentar o volume de visitas no Museu Municipal?"

Alda Portugal (PSD), na AM de Setembro

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 30 visitantes online