POLÍTICA
 
Artur Neves presente nas 'bodas de ouro' do Arouca Barra Clube
 
Sede do Arouca Barra Clube, no Rio de Janeiro
Leva dez medalhas de mérito municipal para entregar a fundadores da associação sediada no Brasil | NOTÍCIA COM MAIS DE 2000 VISUALIZAÇÕES
 
   Mais fotos
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
O autarca arouquense Artur Neves partiu ontem para o Rio de Janeiro onde amanhã (dia 10) marcará presença no cinquentenário do Arouca Barra Clube.
Do programa de celebrações faz parte uma eucaristia às 19h00 locais, seguindo-se uma sessão solene, na qual o presidente da Câmara discursará, ofertará o clube com algumas lembranças de Arouca e aproveitará a oportunidade para entregar as medalhas de ouro - "Mérito Municipal" - aos familiares dos dez fundadores do Arouca Barra Clube que não tiveram possibilidade de as receber na cerimónia no salão nobre da Câmara Municipal de dia 2 de Maio (feriado municipal).
O regresso do autarca a Arouca está previsto para a próxima terça-feira (dia 13 Junho). 2017-06-09

Arouca Barra Clube - Um pouco da sua história

O corpo social do clube é formado por emigrantes portugueses, seus descendentes e por brasileiros, em geral grandes comerciantes e industriais, predominando os oriundos da região de Arouca. Esta associação não passa exclusivamente pela origem regional e nacional do associado, mas pela disposição em "manter e divulgar as tradições arouquenses", assim como desenvolver uma série de relações políticas e económicas com a sociedade luso-brasileira.
O Arouca Barra Clube tem como premissa básica a manutenção e reinvenção constante de práticas culturais que evocam a sociedade local de origem reactualizando, em festas seculares e rituais religiosos, a memória de uma vida social passada que identifica seus membros como pertencentes a determinada região.
Dos anos 40 aos anos 60 do século passado os arouquenses só se encontravam em alguns casamentos, funerais ou missas de sétimo dia, sendo que sempre se lamentavam da falta de convívio com os conterrâneos.
Foi então que alguns pensaram em se organizar e fundarem uma agremiação para se reunirem, ao mesmo tempo, matar as saudades relembrando em conversas coisas de suas infâncias e das pessoas que deixaram quando emigraram para esta tão grande terra que os acolheu, que é este imenso Brasil. Foi pelos anos 60 que começaram a organizar um almoço no dia 7 de Setembro de cada ano e que, algumas vezes foi realizado na Casa da Vila da Feira. Depois foi realizado em algumas churrascarias da cidade do Rio de Janeiro e em um sítio de Paulino Martins, em Capivari.
Em princípio de 1966, foi organizado um grupo de 13 pessoas que passou a ser conhecido como o Grupo dos Treze. Posteriormente, esse mesmo grupo ajudado por outros arouquenses e pessoas ligadas a eles, organizaram uma reunião em maio ou princípio de Junho no Uruguai Ténis Clube, situado à Rua Uruguai, na Tijuca, e partiram para a fundação definitiva da Casa de Arouca.
Após essa reunião, foi formada a primeira Diretoria Administrativa e o Conselho Deliberativo. Foi então que se pensou em ter uma sede social, adquirindo-se um prédio na Rua Alzira Brandão, na Tijuca. Local esse com 600 m² de área total e onde foram realizadas muitas festas. Foi aí então instituído o almoço das quintas-feiras, que persiste até os dias de hoje, reunindo empresários, comerciantes, industriais e profissionais liberais em confraternização, de onde têm surgido grandes negócios.

 
Arouca

Segunda, 18 de Dezembro de 2017

Actual
Temp: 4º
Vento: ESE a 2 km/h
Precip: 0 mm
Céu Limpo
Ter
T 15º
V 2 km/h
Qua
T 13º
V 0 km/h
PUB.
PUB.
 
INQUÉRITO
Nas compras natalícias deste ano, pensa gastar...
 
 
A Frase...

"Temos levado o nome da nossa instituição cada vez mais longe"

Jorge Aido, presiente da Banda Musical de Figueiredo, em entrevista ao RV

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 28 visitantes online