PEDRO SOUSA
 
Vêm aí as autárquicas. Esteja atento!
 
OPINIÃO | Exige-se a um candidato que fale a sério e que saiba do que fala...
 
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
Escrevi em fevereiro, a propósito de umas declarações do Presidente da Comissão Política do PSD de Arouca, que «Diminuir tudo o que foi conseguido por Arouca, pela Câmara Municipal e pelos arouquenses a um "esbanjamento" é a primeira parte de uma campanha que parece que anseiam que seja "negra"». Escrevi isto na altura a propósito da generalidade que este responsável do PSD disse - e que
presumo seja secundado pelo candidato Fernando Mendes. Disse ele que "Em Arouca temos visto esbanjamento e não investimento."
Julgo que, com maior ou menor critica em algumas das decisões, nenhum arouquense pode concordar com tal frase. Mas este tipo de slogans para alimentar jornais e/ou redes sociais, é tipicamente o que diz quem prefere uma campanha "negra".
E, continuando neste tipo de campanha, mais recentemente decidiu o PSD Arouca comunicar uma preciosidade sem qualquer adesão à realidade. De acordo com o Diário de Aveiro, o PSD Arouca e o seu candidato Fernando Mendes dizem que "uma percentagem significativa da população arouquense está desempregada".
É difícil qualificar esta frase pelo que de pobre ela é no argumento e pela falta de rigor que em si encerra. O facto de o PSD Arouca a utilizar, apenas se pode dever a uma de duas situações: ou é mesmo falta de preparação para os temas, ou é a vontade de fazer uma campanha de slogans vazios sem sustentação em números reais e análises válidas.
O desemprego em Arouca esteve sempre abaixo da média nacional e em números muito baixos. É óbvio que, querendo usar de demagogia "barata" podemos sempre dizer que enquanto houver um desempregado, não estaremos bem. Mas isso é demagogia... Infelizmente o desemprego é uma realidade em todo o mundo, e têm os países e os municípios de trabalhar de forma a minimizá-lo.
Se fizermos um exercício simples (ainda que pouco "científico") de cruzar o número de inscritos no IEFP com a população ativa do concelho registada nos censos, é fácil verificar que, dos diversos concelhos vizinhos, só Oliveira de Azeméis tem, efetivamente, uma situação melhor que a nossa. Vale de Cambra tem uma parecida (5,7% contra os 6% de Arouca) mas casos como Espinho, Feira ou São João da Madeira estão com números bem piores. E então a média nacional significativamente pior.
Exige-se a quem é um candidato que se diz com uma proposta séria, que fale a sério e que saiba do que fala... Sejamos claros: dizer que uma percentagem significativa da população arouquense está desempregada é mentira. E mentir não é o caminho certo.
O PSD Arouca fala também no poder de compra dos arouquenses que, infelizmente, está ainda abaixo da média nacional. É um facto... Mas sabe o PSD reconhecer o enorme avanço de Arouca nessa matéria? Pergunto mais... Saberá o PSD que houve um enorme avanço? Ou é apenas para mais uma daquelas frases que fica bem?
Arouca tinha, há sensivelmente 25 anos, menos de 40% de poder de compra médio nacional. Hoje tem, de acordo com os dados mais recentes, um pouco acima dos 70%. Este foi um caminho enorme efetuado nos últimos 25 anos. Ainda não estamos na média nacional, é certo, mas é inegável o caminho efetuado e que tem de se continuar a fazer. Mesmo nos anos mais recentes essa evolução foi excelente... Em
2007 era pouco mais de 51%.
Gerir ou propor-se a gerir um município exige que se conheça, que se estude, que se procure informação sobre a situação atual para desenhar os projetos para o futuro. Pela amostra, o PSD Arouca tem preferido demonstrar um profundo desconhecimento da realidade arouquense, dando-se, assim, ao infeliz papel de usar umas frases feitas para tentar denegrir o trabalho do Partido Socialista e dos seus eleitos, mais do que valorizar as suas propostas.
Por isso, quando lhe disserem mentiras como "uma percentagem significativa da população arouquense está desempregada" desconfie, mas desconfie mesmo. É que para chegar ao poder ao fim destes anos todos, parece que vai mesmo valer de tudo.
 
Arouca

Segunda, 18 de Dezembro de 2017

Actual
Temp: 10º
Vento: NNE a 2 km/h
Precip: 0 mm
Céu Limpo
Ter
T 15º
V 2 km/h
Qua
T 13º
V 2 km/h
PUB.
PUB.
 
INQUÉRITO
Nas compras natalícias deste ano, pensa gastar...
 
 
A Frase...

"Temos levado o nome da nossa instituição cada vez mais longe"

Jorge Aido, presiente da Banda Musical de Figueiredo, em entrevista ao RV

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 39 visitantes online