SOCIEDADE
 
Toponímia da freguesia de Escariz quase pronta
 
Escariz é a quinta freguesia do concelho a ter toponímia, depois de Arouca, Mansores, Fermedo e Chave (em São Miguel do Mato o processo não está ainda aprovado na Câmara)
Junta aguarda que Câmara Municipal dê o OK aos "números de polícia" | NOTÍCIA COM MAIS DE 4000 VISUALIZAÇÕES
 
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
A conclusão do processo de implementação da toponímia da Freguesia de Escariz está, apenas, pendente da aprovação camarária do "números de polícia" propostos pela Junta.

Fernanda Oliveira (foto), a presidente do executivo local, disse ao RODA VIVA que já falta pouco para ter todas as artérias da localidade dotadas das placas com os respectivos nomes. Assinale-se que se trata de um total de 103 ruas, travessas e cantinhos.
«O processo já foi aprovado na Assembleia de Freguesia e esteve para consulta pública durante um mês», salientou a autarca. Fez notar que, nesse período, apenas três pessoas contactaram a autarquia local, e para mostrar concordância com as designações escolhidas para os respectivos
arruamentos.
Fernanda Oliveira informou que a implementação da toponímia no território de Escariz começou a ser tramitado pela JF a que preside ainda durante o seu segundo mandato - «há cerca de cinco anos».
Sublinhou que a competência é da Câmara Municipal, mas que, dado que seria complicado para o município tomar em mãos a implementação em todo o concelho, resolveu avançar. Embora sempre trabalhando com base no regulamento municipal.
Na determinação dos nomes das ruas, a JF de Escariz teve «o cuidado» de manter a designação de alguns lugares especialmente característicos. Para as restantes artérias, recorreu a «nomes de individualidades registados no arquivo de Aveiro» - personalidades nascidas na terra e
que ajudaram, de forma notória, ao seu desenvolvimento.
A respeito, agradeceu a colaboração do professor Luís Pinho, personalidade local, nomeadamente ligado às questões da arqueologia, que ajudou na «justificação dos topónimos».
Quanto aos "números de polícia", referiu que os residentes terão, depois da aprovação, de os solicitar à Câmara. Quando o processo estiver concluído, prometeu que a Junta «vai oferecer» as "plaquinhas" para colocar o número em cada casa da freguesia A presidente acentuou que urgia concluir este processo, uma vez que - testemunhou - tem sido frequente o extravio de correspondência quando, por exemplo, o carteiro habitual vai de férias e vem um substituto.
Também há muitas pessoas como nomes iguais na freguesia, o que igualmente provoca troca de correspondência. Com a toponímia, casos destes desaparecerão. AOS/RV 2017-03-27
 
Arouca

Sábado, 22 de Julho de 2017

Actual
Temp: 14º
Vento: N a 2 km/h
Precip: 0 mm
Nublado
Dom
T 26º
V 3 km/h
Seg
T 24º
V 5 km/h
PUB.
PUB.
 
INQUÉRITO
O FCA vai ser um dos principais candidatos à subida à 1ª Liga na próxima época?
 
 
PUB.
A Frase...

"A 1 de Outubro os arouquenses vão eleger cerca de duzentos autarcas e não apenas o presidente da Câmara"

Francisco Gonçalves (CDU), durante apresentação da sua candidatura à CMA

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 25 visitantes online