CÁTIA CARDOSO
 
Carnaval em família
 
OPINIÃO | Ainda bem que conseguimos festejar só nós | TEXTO COM MAIS DE 700 VISUALIZAÇÕES
 
  Outras acções...
 Enviar a um amigo
 sugerir site
Foi carnaval. Por tudo o país, houve ruas a cobrirem-se de desfiles repletos de animação, máscaras, sátira e... samba. Aliás, resumindo o carnaval português em duas palavras, podemos logo mencionar estas duas últimas: a sátira e o samba. Dois elementos extremamente caraterísticos da festividade em questão. Pena, porém, que um seja um imigrante. Sim, falo do samba. Existem duas formas de celebrar o carnaval em Portugal: à maneira portuguesa, ou seja, através da sátira, com especial destaque para a política; e à maneira brasileira, uma tentativa de imitação que tende a falhar na maior parte dos locais.
Que há gostos para tudo é verdade. Mas quem é que não gosta de soltar o riso perante uma caraterização bem realizada? E quem é que não gosta de ver a autarquia e/ou a oposição ironizadas? Até o assunto da variante - que por si só já é uma piada - é, desde há alguns anos, motivo de humor no carnaval arouquense. E, como não podia deixar de ser, haja criatividade para se ilustrar também os Passadiços do Paiva que, mais um vez, foram motivo de prémio!
Não precisamos de samba - nem de uma imitação do mesmo que provavelmente não iria ter sucesso. Precisamos, sim, de colocar a imaginação em funcionamento. Não temos o melhor carnaval do mundo, é certo, não temos o melhor carnaval do país, de longe estamos. Porém, temos um carnaval bem disposto e isso ninguém pode contestar. Um carnaval com espaço para as instituições e escolas do concelho - que o merecem seja em que altura for - um lugar para as associações - que podem e devem mostrar a criatividade que o associativismo permite desenvolver. Um carnaval, diria, com espaço para todos. Para os que gostam de se envolver e para os que apenas gostam de observar.
Já trazem pessoas de fora à vila a Feira das Colheitas e a Recriação Histórica, o Festival de Cinema e o de Folclore. Ainda bem que, pelo menos no carnaval, conseguimos festejar só nós. Não é que seja melhor assim, mas este é um momento do ano para ser assim e digamos que, de vez em quando, sabe bem "estar em família".

(texto publicado na edição impressa do RODA VIVA jornal de 2017.03.16)

 
Arouca

Sábado, 22 de Julho de 2017

Actual
Temp: 22º
Vento: NNW a 6 km/h
Precip: 0 mm
Céu Limpo
Dom
T 26º
V 3 km/h
Seg
T 24º
V 5 km/h
PUB.
PUB.
 
INQUÉRITO
O FCA vai ser um dos principais candidatos à subida à 1ª Liga na próxima época?
 
 
PUB.
A Frase...

"A 1 de Outubro os arouquenses vão eleger cerca de duzentos autarcas e não apenas o presidente da Câmara"

Francisco Gonçalves (CDU), durante apresentação da sua candidatura à CMA

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 34 visitantes online