MAFALDA FERNANDES
 
O tempo das acácias
 
OPINIÃO | A soturnidade agreste do inverno impede sonho e esperança | TEXTO COM MAIS DE 600 VISUALIZAÇÕES
 
Neste momento, as florestas apresentam-se engalanadas de mimosas que conferem ao ambiente um ar primaveril. O aroma e o colorido da natureza são suficientes para nos fazer crer que o tempo dos desconfortos de inverno já passou e um novo ciclo se inicia. Não deixa de ser verdade, na medida em que os últimos dias do inverno, por este motivo ou por aquele, pelas variações climatéricas, pelas amenidades que se pressentem, trazem-nos à mente a doçura dos dias grandes, da terra ensolarada, da benignidade do tempo.
Não deixa de ser um renascer. A soturnidade agreste do inverno impede o sonho e a esperança. As gentes acolhem-se às zonas de calor, ficam-se a olhar o brasido, remoendo isto e aquilo e, passando depois para as anestésicas noites de inverno sem ânimo nem alegria.
Mas, mal os tons de amarelo se espalham pelos pinheirais, mal o vento espalhe o perfume da floração das acácias, é como se nos enchêssemos de bom humor e abríssemos as tampas dos nossos baús do tesouro, que é o sonho e o sentido do futuro. E lá se vão buscar os projetos lançados e depois fechados à chave, e os trouxéssemos para a luz do dia como projetos que são com pernas para andar.
Basta uma arca recheada de sonhos e anseios e um princípio concreto que, a maior parte das vezes, não é um quase nada. É o resultado da interação permanente entre o sonho como projeto e a evolução. Como se tratasse de dois polos humanos: um interior, concetuazido, e o exterior, concebido.
As acácias permitem estes milagres. Há anos em que elas não chegam a florir. O vento e a chuva destroem os botões e atiram-nos estéreis para longe. O inverno implantado faz-se e refaz-se na série dos dias e nada pode acontecer. O ciclo refaz-se tardiamente, sem estrutura nem caráter.


Comentários
 
 
Arouca

Sexta, 26 de Maio de 2017

Actual
Temp: 19º
Vento: S a 2 km/h
Precip: 1.4 mm
Aguaceiros
Sáb
T 23º
V 3 km/h
Dom
T 18º
V 5 km/h
PUB.
PUB.
 
INQUÉRITO
O partido vencedor das eleições autárquicas 2017 em Arouca, a 1 de Outubro, ganhará a disputa com...
 
 
A Frase...

"Nas três paróquias há pessoas com uma entrega total"

Agostinho Watela, pároco das freguesias de Escariz, Fermedo e S.M. Mato, em declarações ao RV

EDIÇÃO IMPRESSA

RSS Adicione ao Google Adicione ao NetVibes Adicione ao Yahoo!
PUB.
Desenvolvido por Hugo Valente | Powered By xSitev2p | Design By Coisas da Web | 71 visitantes online